O Instituto Rodrigo Mendes tem como missão proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes com deficiência nas escolas comuns
A missão do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes com deficiência nas escolas comuns e, para isso, desenvolve projetos focados em três pilares: produção de conhecimento, formação de professores e advocacy, buscando apresentar estratégias para a efetivação de uma educação inclusiva. Aprender em um ambiente diverso e heterogêneo possibilita às pessoas a chance de alcançarem o seu melhor. O IRM acredita que o mundo melhora quando a escola inclui todos.
Relembre, a seguir, as principais iniciativas desenvolvidas pelo IRM durante o ano de 2022, visando uma educação inclusiva de qualidade a todas e todos nas escolas comuns.
Produção de conhecimento
Novo DIVERSA: o Portal DIVERSA passa a ter um novo design para garantir mais acessibilidade, rapidez e praticidade, com foco na melhoria da usabilidade e da navegabilidade dos usuários. Além do vasto acervo de referências em educação inclusiva, a nova plataforma também disponibiliza uma novidade para gestores de políticas públicas, legisladores e outros profissionais comprometidos com a educação inclusiva: o Painel de Indicadores da Educação Especial.
Painel de Indicadores da Educação Especial: o Painel de Indicadores da Educação Especial tem o objetivo de instrumentalizar gestores na criação de políticas públicas baseadas em dados e evidências. Também visa favorecer ações de advocacy e ser fonte de referências para profissionais comprometidos com a educação inclusiva. A ferramenta é on-line, gratuita e está disponível no Portal DIVERSA. A ideia da ferramenta é facilitar o acesso a dados seguros e de qualidade sobre a educação de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ ou com altas habilidades/ superdotação. Os dados foram categorizados em três grandes grupos: estudantes, professores e escolas. O painel é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o Instituto Unibanco e o apoio do Todos pela Educação, do Centro Lemann de Sobral e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Formação
Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022: os municípios selecionados para participar da edição de 2022 da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis foram: Águas Lindas de Goiás (GO), Ariquemes (RO), Candeias (BA), Quixeramobim (CE) e Rio Claro (SP). A iniciativa, que contou com o patrocínio do Instituto Ambikira e do Instituto FAR, é realizada pelo IRM, conjuntamente com o MudaLab. Trata-se de uma formação em serviço para escolas da rede pública, com o objetivo de contribuir para a construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem de todas e todos os estudantes. Os grupos selecionados para participar da formação são compostos pela professora ou professor da sala de aula comum, pela gestora ou gestor escolar e pela ou pelo profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Cada rede de ensino deve construir um material pedagógico acessível, com o uso de tecnologia, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Desde 2020, a formação ocorre remotamente e, pelo segundo ano consecutivo, contou com a participação de escolas de diferentes regiões do Brasil.
Trabalho colaborativo: o Instituto Rodrigo Mendes, com a parceria da Fundação Lemann, lançou o curso “Trabalho colaborativo”, uma formação gratuita e a distância (EAD), disponível na plataforma de formação do IRM. A formação possui oito horas de duração e está dividida em cinco módulos, com videoaulas, exercícios e textos que propõem uma reflexão ativa sobre a importância do trabalho colaborativo para a construção de uma educação inclusiva na prática. Os cursistas são convidados a conhecer e reconhecer como construir ações conjuntas entre os professores da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a gestão escolar, os estudantes, suas famílias e outros atores da comunidade escolar.
Alavancas para a educação inclusiva de qualidade: em 2022, o IRM lançou o edital para o projeto Alavancas para a educação inclusiva de qualidade. Os municípios selecionados para participar do programa, com abrangência nacional e duração de três anos, foram: Maués (AM) e Óbidos (PA), da região Norte; Campo Formoso (BA), Irauçuba (CE) e Gado Bravo (PB), da região Nordeste; Lucas do Rio Verde (MT), da região Centro-Oeste; Cajati (SP) e Pato de Minas (MG), da região Sudeste; e Alvorada (RS) e Canguçu (RS), da região Sul. A iniciativa conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Movimento Bem Maior, e tem como público-alvo educadores, gestores escolares e técnicos das Secretarias Municipais de Educação.
Advocacy
Recomendações de Políticas de Educação Inclusiva para Governos Estaduais e Federal: o material, desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes e Todos pela Educação, faz parte da iniciativa Educação Já e pretende colaborar com a agenda educacional sistêmica quanto ao fortalecimento e a avanços na garantia do direito à educação de qualidade para todos.
Plano País para a infância e a adolescência: o IRM colaborou com o desenvolvimento do Plano País para a infância e a adolescência, uma iniciativa da Agenda 227, rede da qual o Instituto faz parte. O documento busca contribuir com os governos estaduais e Federal, para que as crianças e adolescentes sejam prioridade absoluta nas próximas gestões e tenham seus direitos garantidos. As propostas de políticas públicas elaboradas pelo IRM almejam assegurar a educação e a inclusão de pessoas com deficiência.
Plano Inclusão 2022: como integrante da Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In), o IRM participou da elaboração do Plano Inclusão 2022. O documento, disponível em duas versões: “Plano Inclusão 2022 – Sumário Executivo” e “Plano Inclusão 2022 – Completo”, apresenta propostas para vida independente, inclusão na comunidade e participação política das pessoas com deficiência, a serem incorporadas pelos planos de governo nas próximas gestões.
International Community on Inclusive Education (Rede Internacional pela Educação Inclusiva, na tradução para o português): uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, em conjunto com o Zero Project, a rede conta com especialistas de diversos países que lutam por inclusão. Seu objetivo inicial é nortear como o uso das tecnologias digitais pode contribuir para o acesso à educação.
Institucional
Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, Abuso, Exploração Sexual e Discriminação (PSEA): lançada pelo Instituto Rodrigo Mendes com o objetivo de criar e manter um ambiente seguro e respeitoso para todas as pessoas que se relacionam com o IRM, sejam colaboradores, voluntários, beneficiários, parceiros e prestadores de serviços externos, bem como o público indireto. Segundo a PSEA, atos de assédio, abuso, exploração sexual e discriminação não são tolerados em hipótese alguma.
Reconhecimentos
O IRM também recebeu reconhecimentos importantes por sua atuação. Dois deles merecem especial destaque. O Instituto Rodrigo Mendes foi premiado como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2022 pelo Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, Instituto Doar e Ambev VOA. Foram avaliados critérios como: boas práticas em governança, transparência, comunicação e financeiro.
Além disso, o Portal DIVERSA recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. A honraria objetiva reconhecer iniciativas de inclusão e diversidade no terceiro setor, órgãos públicos e entidades privadas.
Vale mencionar ainda que, ao longo de 2022, a equipe do IRM continuou sendo convidada para participar de eventos, palestras, formações e outras iniciativas relacionadas à educação e inclusão de pessoas com deficiência.
Parcerias
Além das organizações mencionadas para a realização dos projetos citados, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva. São eles: Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Instituto Mattos Filho.
Para saber mais sobre essas e outras atividades realizadas pelo IRM, acesse a aba notícias no site do Instituto Rodrigo Mendes.