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Municípios de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul recebem comitiva do IRM

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Educadores de Patos de Minas (MG) e de Alvorada (RS) apresentaram os projetos que criaram em suas comunidades escolares a partir da formação “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”

Dando sequência às viagens pelos municípios participantes do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, nas últimas semanas a equipe do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) chegou às localidades de Patos de Minas, em Minas Gerais, e Alvorada, no Rio Grande do Sul, para conferir a implementação dos projetos inclusivos criados nos territórios. A iniciativa conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Bem MaiorInstituto Ambikira e Machado Meyer.

Com essas visitas, a equipe do IRM tem a oportunidade de conhecer as ações de educação inclusiva que foram desenvolvidas pelos cursistas e como estão sendo colocadas em prática a partir da formação que as educadoras e os educadores realizaram no primeiro semestre deste ano. Além disso, a comitiva também visita as escolas, para interagir com a comunidade escolar, e se reúne com representantes das secretarias de educação das municipalidades.

Para Katia Cibas, coordenadora de formação do IRM, as viagens aliam teoria e prática, permitindo ver como, a partir do mesmo conteúdo formativo, cada município fez um autodiagnóstico e elaborou projetos inclusivos levando em consideração características e contextos de sua própria comunidade. “É gratificante nos depararmos com o comprometimento de educadores, gestores escolares, técnicos da secretaria, familiares e estudantes em prol de uma educação realmente inclusiva, pautada pela participação e protagonismo de todas as crianças e jovens”, afirma.

Patos de Minas

Um grupo formado por 40 pessoas diversas, entre mulheres e homens, posam para foto em um auditório, com uma parede branca ao fundo. A maioria está vestida de preto.
Cursistas de Patos de Minas e a equipe do IRM. Foto: Divulgação

Nos dias 14 e 15 de setembro, a equipe do IRM chegou a Patos de Minas, município que conta com 150 mil habitantes e tem a segunda maior bacia leiteira do país. Das escolas que participaram do projeto Alavancas, uma é de Educação Infantil e nove são do Ensino Fundamental. Duas escolas elaboraram propostas sensoriais para incentivar atividades motoras e a exploração de diferentes texturas e aromas. Em outras duas unidades escolares, o foco dos projetos foi a Educação Física inclusiva, incentivando a criação de jogos, gincanas e brincadeiras que pudessem ser praticadas por todas as crianças.

Também foram elaborados projetos voltados para a alfabetização e para as habilidades socioemocionais dos estudantes; a criação de um tapete para estimular jogos matemáticos, além de iniciativas com o objetivo de trabalhar foco, concentração, cooperação e lógica, por meio de jogos cooperativos. Por fim, duas escolas promoveram rodas de conversa sobre diversidade e inclusão, nas quais os educadores estimularam os estudantes a falar diante dos demais, promovendo, assim, o estudo sobre a temática e a melhora da oralidade.

Alvorada

Na foto, 20 mulheres diversas posam para foto em um auditório, com cadeiras pretas. À esquerda, um banner com a frase em branco: “Alavancas para a educação inclusiva”. Fim da descrição.
Representantes dos cursistas de Alvorada. Foto: Divulgação.

Alvorada, município com 212 mil habitantes que fica a 23 quilômetros de Porto Alegre, recebeu os representantes do IRM entre os dias 18 e 19 de setembro. Todas as escolas que fizeram parte do projeto Alavancas atendem estudantes do Ensino Fundamental.

Os projetos inclusivos implementados no município abrangem diferentes áreas de conhecimento, tais como Ciências da Natureza, História e Língua Portuguesa, História e Matemática, entre outras. Algumas escolas criaram ações para promoção de leitura por meio de gincanas, contação de histórias e do uso de letras ampliadas e com alto relevo para favorecer a alfabetização de todas as crianças.

A partir da temática diversidade e inclusão, os educadores envolveram seus estudantes na criação de cartazes para os mesmos apresentarem aos outros colegas. Uma das escolas trabalhou valores como empatia e solidariedade por meio da doação de itens fora de uso. Já outra unidade escolar criou jogos cooperativos. Nesses três exemplos, os objetivos são muito parecidos: incentivar a ajuda entre as pessoas, promover a alfabetização de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolver a linguagem oral e enriquecer o vocabulário. Por último, o projeto “Ohana” envolveu as famílias num trabalho de resgate de brincadeiras antigas.

Sobre o Alavancas

Com três anos de duração, o projeto Alavancas contará com um novo ciclo em 2024, quando terá início a formação de técnicos das secretarias municipais de educação para a elaboração de políticas públicas voltadas à educação inclusiva. No total, são 10 municípios participantes: Maués (AM), Óbidos (PA), Campos Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).

Em 2025, estão previstos o monitoramento das políticas elaboradas no ano anterior e uma pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações, além de dois cursos no formato EAD, disponibilizados na plataforma de formação do IRM.

Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas ao fortalecimento da diversidade e da inclusão. São eles: Abadhs, AT&TCiscoFundação LemannFundação Grupo VolkswagenItaú SocialLATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão das ações do Instituto em prol de uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.


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