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“Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” finaliza primeira etapa

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Educadores de 10 municípios brasileiros passaram por formação e desenvolveram projetos inclusivos para todos os estudantes

O projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Bem Maior, Instituto Ambikira e Machado Meyer, finalizou sua primeira etapa no final de junho.

Após 12 videoaulas, foram desenvolvidos cerca de 100 projetos inclusivos e trabalhados com todos os estudantes das comunidades. No total, o programa contou com a participação de 400 educadores de 10 municípios: Maués, no Amazonas; Óbidos, no Pará; Campo Formoso, na Bahia; Gado Bravo, na Paraíba; Irauçuba, no Ceará; Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso; Cajati, em São Paulo; Patos de Minas, em Minas Gerais; Alvorada e Canguçu, no Rio Grande do Sul.

Os encontros aconteceram entre março e junho, sempre às quartas-feiras, e contaram com professores e especialistas em Educação Inclusiva que trouxeram um panorama completo, desde o histórico e a evolução das leis relacionadas com a inclusão no Brasil e no mundo, a exemplos práticos, como elaborar um planejamento pedagógico, educação física inclusiva, entre outros temas para apoiar os cursistas ao longo da formação.

Atividades levaram em conta a formação dos educadores, necessidades dos estudantes e envolveram a comunidade. Foto: Acervo Pessoal

No segundo semestre de 2023, o IRM visitará os 10 municípios participantes para conhecer as ações implementadas nas localidades. Além disso, cinco iniciativas – uma de cada macrorregião do país – serão filmadas.

Com três anos de duração, o projeto Alavancas conta com mais formações em 2024, de técnicos das secretarias municipais de educação para a elaboração de políticas públicas voltadas à Educação Inclusiva.

Outras parcerias

Em 2025, está previsto o monitoramento das políticas elaboradas no ano anterior e uma pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações, além de dois cursos ead, disponibilizados na plataforma de formação do IRM.

Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva. São eles: Abadhs, AT&TCisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão de nossas ações por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.


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