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Projeto Alavancas promove primeiro encontro presencial em São Paulo

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Realizado na capital paulista, o evento foi o primeiro encontro presencial com representantes das cinco macrorregiões do Brasil contempladas pelo edital, lançado em outubro de 2022

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Movimento Bem Maior e o Instituto Ambikira, realizou nos dias 7 e 8 de março o primeiro encontro de facilitadores e interlocutores pelo projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. O intuito foi apresentar a estrutura da formação aos representantes das secretarias, que serão multiplicadores do projeto em seus respectivos municípios. As formações são uma das ações previstas pelo Alavancas para a elaboração ou revisão de políticas voltadas à educação inclusiva, as atividades estão divididas em etapas entre os anos de 2023 e 2025.

Na ocasião, Rodrigo Hübner Mendes, CEO e fundador do IRM, destacou aos presentes sobre a possibilidade de desenvolver ações ao longo de três anos de projeto. “Vocês são atores fundamentais, pois serão nossos representantes no sentido de informar, apoiar cada um dos cursistas e permitir que a gente conduza esse processo ao longo dos anos. Nós queremos transformar a realidade das crianças e dos adolescentes com deficiência nos municípios por meio da educação”.

Juliana Cipriano Mendes, do Departamento de Educação do BNDES, também esteve presente e comentou sobre a importância da parceria com o Instituto. “O banco possui 70 anos e esse é o primeiro projeto sobre educação inclusiva que eu participo. Recebemos a proposta em 2021 e ver que o projeto está saindo do papel é muito importante”, afirmou.

Para Juliana, a expectativa com o Alavancas é expandir a experiência para outros municípios para que cada vez mais crianças e adolescentes com e sem deficiência possam vivenciar isso.

 

Conheça os municípios selecionados

O encontro contou com 20 representantes de 10 municípios das cinco macrorregiões do país. São eles: Maués, no Amazonas, e Óbidos, no Pará, pela região Norte; Campo Formoso, na Bahia, Gado Bravo, na Paraíba, e Irauçuba, no Ceará, pela região Nordeste; Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, pela região Centro-Oeste; Cajati, em São Paulo, e Patos de Minas, em Minas Gerais, pela região Sudeste; Alvorada e Canguçu, no Rio Grande do Sul, pela região Sul.

Na região Norte, Maués (AM) é conhecida como a terra do guaraná, e é um município com 63 mil habitantes. Já Óbidos (PA) é banhado pelo Rio Amazonas, em sua parte mais estreita e profunda, e possui 52 mil habitantes.

A região Nordeste é contemplada com três municípios. Campo Formoso (BA), conhecida como a cidade das esmeraldas. Localizada no interior do estado, possui cerca de 71 mil habitantes. Gado Bravo (PB) foi fundada há 28 anos e 8 mil habitantes. Seu território é maioritariamente rural e é conhecida pela bacia leiteira e produção de queijos. Irauçuba (CE) possui cerca de 24 mil habitantes, localizado ao norte do estado e está entre um dos cinquenta melhores índices de desenvolvimento humano do estado.

Pelo Centro-Oeste, há o município de Lucas do Rio Verde (MT), no centro do estado e com cerca de 90 mil habitantes. A ema é a ave símbolo da localidade, que se destaca pela produção de grãos, etanol, gado e suínos.

No Sudeste, Cajati, no Vale do Ribeira, extremo sul do Estado de São Paulo, com 28 mil habitantes e destaque no cultivo da banana e exploração de minérios. Patos de Minas (MG) conta com 150 mil habitantes e a segunda maior bacia leiteira do país.

Por fim, representando a região Sul, há o município de Alvorada (RS) próximo à capital Porto Alegre e com 212 mil habitantes, e Canguçu (RS), com 53 mil habitantes. Mais afastado da capital do estado, a localidade possui uma vasta região rural é um dos maiores produtores de tabaco o Brasil.

Próximos passos

Após este encontro, o projeto Alavancas dará início às videoaulas para aproximadamente 400 educadoras e educadores de 100 escolas, distribuídas nos 10 municípios. As aulas ocorrerão no período de 15 de março a 21 de junho, sendo transmitidas ao vivo a partir de um estúdio em São Paulo e acompanhadas pelos cursistas de maneira remota em suas respectivas cidades. Durante o curso, os participantes deverão elaborar e implementar um projeto que envolva estudantes e comunidade. No segundo semestre, o Instituto irá visitar os municípios contemplados para conhecer as propostas desenvolvidas nas unidades escolares. Em 2024, está prevista a formação de técnicos das secretarias municipais de educação para a elaboração de políticas de formação em educação inclusiva.

O último ano do projeto, 2025, prevê o monitoramento da implementação das políticas elaboradoras em 2024 e uma pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações. Também serão elaborados dois cursos ead, disponibilizados na plataforma de formação do IRM.

Outras parcerias

Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva. São eles: Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão de nossas ações por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.

Grupo com 33 pessoas, entre homens e mulheres de diversas idades, posando para a foto em uma hall de hotel
Rodrigo Hübner Mendes e os facilitadores dos 10 municípios selecionados pelo edital do projeto “Alavancas pela educação inclusiva de qualidade” em encontro presencial realizado em São Paulo. Crédito: Renato Ramalho

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