Formação abordou temas essenciais sobre direitos das pessoas com deficiência e práticas pedagógicas inclusivas
Em julho, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) conduziu uma formação em educação inclusiva para os participantes do Programa Melhores Cabeças, promovido pela Fundação Lucia e Pelerson Penido (FLUPP). No encontro, conduzido por Katia Cibas e Bruna Danesi, ambas da área de Formação do IRM, foram abordados o conceito de deficiência e a importância de remover as barreiras sociais e educacionais que impedem a plena participação das pessoas com deficiência.
“O que determina a deficiência não é a pessoa, são as barreiras. A questão não é a deficiência física, a questão não é a deficiência auditiva. É qual a barreira está na sociedade; qual a barreira está na sala de aula que está impedindo essa pessoa de participar,” explicou Katia Cibas. A formação também destacou o histórico e a legislação dos direitos das pessoas com deficiência, acessibilidade, barreiras, e o desenho universal para a aprendizagem (DUA). Os participantes, compostos por estagiários e professores, demonstraram grande interesse e engajamento nas discussões.
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