Para celebrar os 30 anos de atuação na promoção de uma sociedade mais inclusiva, Instituto Rodrigo Mendes publica guia com informações sobre como garantir que todos tenham oportunidade de estudar, se desenvolver, explorar o seu potencial e conquistar autonomia
Está no ar o Guia sobre inclusão escolar: Orientações para famílias de crianças e adolescentes com deficiência, concebido e organizado pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM). O material tem como propósito apoiar mães, pais, familiares e responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência na garantia do direito que todos têm de estudar, se desenvolver, explorar o seu potencial e conquistar autonomia, além de frequentar a escola como qualquer pessoa, sem discriminação ou segregação. O Guia é a primeira ação da nova frente de atuação do IRM, voltada a famílias de pessoas com deficiência, e que marca os 30 anos do instituto. A publicação está disponível em PDF para download ou pode ser acessada na nova seção do portal DIVERSA.
O material oferece aos leitores informações importantes como:
- os princípios da educação inclusiva;
- critérios para saber se uma escola tem um projeto inclusivo e poder dialogar com os educadores a fim de melhorar o atendimento aos estudantes com deficiência;
- o que fazer se a escola não for inclusiva;
- mapa de direitos das crianças e dos adolescentes com deficiência, incluindo o direito à matrícula e à aprendizagem, e como cobrá-los;
- lista de contatos de todas as secretarias de educação dos estados e das capitais brasileiras, dos ministérios públicos e das defensorias públicas estaduais.
“Há anos, mães e pais me procuravam pedindo apoio sobre como escolher uma escola inclusiva para seus filhos, e apoiá-los ao longo da jornada educacional. Entendemos que estava na hora de atender a essa demanda de forma estruturada”, diz Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do Instituto Rodrigo Mendes.
O Guia é uma iniciativa do IRM correalizada com a Globo e o Instituto Unibanco e com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, do Instituto Alana, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Todos pela Educação.
Campanha com Globo
Durante o todo o mês de outubro será veiculada nos canais da Globo uma campanha de conscientização sobre os direitos conquistados por pessoas com deficiência no Brasil. A peça é protagonizada pela atriz e apresentadora Benedita Casé e pelo cineasta e apresentador Pedro Henrique França.
No filme, que discute a importância da informação como ferramenta de inclusão, fotos deles quando crianças são projetadas na parede, gerando encantamento nos dois. Lembranças de uma infância com direitos respeitados, como toda pessoa com deficiência deve ter. Para apoiar a comunidade de mães, pais e responsáveis por crianças e jovens com deficiência, indicam o DIVERSA. O portal é uma iniciativa do IRM e traz orientações sobre o acesso à educação inclusiva, redes de apoio e outras informações importantes.
Além do IRM, assinam a campanha junto com a Globo, a UNESCO e o UNICEF.
Leia também
Globo potencializa debate sobre os direitos de pessoas com deficiência em campanha inédita