Evento do MEC reuniu Ação Educativa, Itaú Social, UNICEF e organizações da sociedade civil para debater melhorias nos processos de avaliação da qualidade na Educação Infantil.
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) participou do Encontro Nacional com Parceiros Estratégicos pela Educação Infantil, promovido em abril pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação Geral de Educação Infantil (COGEI/SEB), em parceria com a Ação Educativa, o Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O IRM foi representado por Karolyne Ferreira, especialista em advocacy, e Maria Laura Gomes, especialista do Núcleo de Pesquisas e Tecnologias do IRM.
O evento teve como objetivo discutir a atualização dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (INDIQUE) — ferramenta de autoavaliação participativa utilizada por comunidades escolares em todo o país. A metodologia permite que estudantes, familiares, professores, gestores, funcionárias e representantes locais avaliem as condições concretas de atendimento, os processos de trabalho pedagógico e os desafios para a superação das desigualdades nas unidades educacionais.
“Ao reunir organizações da sociedade civil, pesquisadores e entidades representativas da educação, o encontro fortaleceu o compromisso com práticas baseadas na escuta da comunidade escolar e no monitoramento coletivo da qualidade educacional”, explica Karolyne.
A nova versão dos Indicadores da Qualidade será lançada com base nas contribuições coletadas durante o encontro, incorporando diferentes perspectivas e contextos educacionais.
Leia também:
IRM participa de seminário sobre educação inclusiva em Brasília
IRM marca presença em “Seminário Educação Integral em Debate”