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Projeto Alavancas celebra fortalecimento de redes municipais no tema da Educação inclusiva após ciclo de três anos

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Consolidação das políticas públicas e continuidade do trabalho colaborativo entre o IRM e dez municípios foi registrado  

O programa “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” celebrou um marco importante ao reunir os dez municípios participantes em um encontro que apresentou avanços estruturantes, resultados consolidados e caminhos de continuidade. O momento marcou a conclusão de um ciclo de três anos de trabalho colaborativo entre equipes técnicas do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e as redes de Maués (AM), Óbidos (PA), Campo Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).

Ao longo do percurso, o Alavancas apoiou os municípios na formulação, revisão, implementação e monitoramento de políticas públicas inclusivas  Esse processo envolveu formações, encontros colaborativos, acompanhamento técnico contínuo e a elaboração de documentos que hoje orientam práticas institucionais. As redes fortaleceram equipes técnicas com trabalho colaborativo, qualificaram o Atendimento Educacional Especializado (AEE), ampliaram o diálogo com as famílias e estruturaram ações intersetoriais que passam a integrar a rotina dos territórios.

Para Deigles Amaro, especialista em gestão educacional do IRM, os resultados expressam o engajamento das redes: “A construção de uma política inclusiva exige coragem, compromisso e ações concretas. Cada município viveu desafios próprios, mas demonstrou capacidade de transformar a realidade escolar. Este encontro não representa um fim, e sim um marco que reafirma a continuidade desse compromisso com o direito à educação.”

Katia Cibas, coordenadora de Formação do IRM, reforça a importância da consolidação institucional: “Vocês já realizavam muito antes do projeto; nosso papel foi apoiar para que esse conhecimento ganhasse estrutura, registro e permanência. Cada território avançou de maneira única e consistente. O ciclo que concluímos abre espaço para novas etapas, já que a rede construída aqui permanece e permanece forte.”

O encontro reforça o legado do programa: uma comunidade de prática que seguirá conectada, apoiando-se mutuamente e ampliando o alcance da educação inclusiva nos municípios.

Sobre o Alavancas 

O projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Movimento Bem Maior, o Instituto Ambikira e com apoio do Instituto Machado Meyer. 

Por meio de edital público, foram selecionados dez municípios das cinco macrorregiões do Brasil. Em seu primeiro ano, o projeto formou 394 cursistas e apoiou a criação de 102 projetos inclusivos. Em 2024, foram capacitados 170 técnicos de secretarias e elaboradas ou revisadas dez políticas públicas inclusivas. No início de 2025, os municípios lançaram oficialmente suas políticas municipais, consolidando processos estruturantes que hoje orientam ações e decisões das redes.

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