A formação continuada, que agora completa 4 anos, já impactou centenas de educadores e milhares de estudantes e seus familiares. Confira!
O Instituto Rodrigo Mendes divulgou, em seu canal no Youtube, o vídeo com os resultados do curso Ensino Médio Inclusivo – Construindo uma escola para todos, da edição 2018. A formação, realizada desde 2016 pela parceria do IRM com o Instituto Unibanco, tem como objetivo apoiar equipes multidisciplinares das redes de educação no planejamento de políticas públicas para a garantia de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes público-alvo da educação especial – estudantes com deficiência, transtornos do desenvolvimento, espectro autista e altas habilidades ou superdotação.
Em 2018, o Ensino Médio Inclusivo (EMI) foi realizado em 14 diretorias de ensino da cidade de São Paulo e de sua região metropolitana, através de parceria com o Governo do Estado. Foram certificados 409 cursistas que desenvolveram projetos de intervenção local em 135 unidades de ensino, o que impactou 35.400 pessoas.
O EMI, formação que acontece por meio de encontros semipresenciais, é voltado para educadores – dentre eles professores, professores de AEE, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos das Diretorias de Ensino –, e impacta estudantes com e sem deficiência, e suas famílias. Com o propósito de fomentar a discussão sobre os direitos e os princípios legais e atitudinais da educação inclusiva, o curso visa alinhar teoria e prática, através do desenvolvimento de projetos de intervenção local, no intuito de romper e/ou minimizar barreiras que impossibilitam a plena participação dos estudantes público alvo da educação especial na escola comum.
Confira algumas matérias do site do IRM, que tratam do EMI:
Primeira aula do curso Ensino médio inclusivo 2018 acontece em São Paulo
Começa a formação Ensino médio inclusivo em SP