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Primeira aula do curso Ensino médio inclusivo 2018 acontece em São Paulo

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Com representantes da Secretaria dos direitos da pessoa com deficiência, Secretaria de Educação, Instituto Unibanco e da equipe do Instituto Rodrigo Mendes, a terceira edição do curso Ensino médio inclusivo – Construindo uma escola para todos teve início na terça-feira (07/08) em São Paulo.

A primeira aula do curso, que busca a inclusão de estudantes do ensino médio com deficiência dentro de escolas comuns, aconteceu nos estúdios da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP), onde foram apresentadas as premissas iniciais do curso, junto com os parceiros e as tutoras do projeto, para mais de 600 educadores da Grande São Paulo que acompanharam a transmissão à distância.

Pessoas sentadas, lado a lado, em uma sala sorriem.

Encontro de facilitadores do curso Ensino médio inclusivo 2018

A representante da Secretaria dos direitos da pessoa com deficiência, Lara Souto Santana, ressaltou em sua fala inicial o desejo de que o curso possa ampliar o repertório dos professores e que promova o empoderamento das pessoas com deficiência para que possam buscar seus direitos como cidadãos.

O Secretário de Educação de São Paulo, João Cury Neto, esteve presente e pontuou a importância de se articular uma rede qualificada de educação inclusiva. “É necessário que todas as pessoas possam ter a mesma oportunidade, para isso, é preciso uma mudança de olhar para as pessoas com deficiência”, disse.

Ricardo Henriques, superintendente executivo do Instituto Unibanco, destacou as dificuldades e barreiras que os estudantes com deficiência ainda têm para serem efetivamente incluídos na rede de ensino comum. “A expectativa é utilizar toda a experiência de vocês e buscar organizar todo esse conhecimento sob uma perspectiva inclusiva”, fala diretamente aos educadores que assistiam a transmissão, e que “é preciso ter altas expectativas com os estudantes e sempre buscar a equidade”.

Após esse momento de apresentação, o encontro seguiu com a primeira aula do curso com o tema “Princípios e dimensões de análise da educação inclusiva“, coordenada pela Gerente de Programas do Instituto Rodrigo Mendes, Liliane Garcez.

Para saber mais sobre o curso e os impactos dos anos anteriores, acesse institutorodrigomendes.org.br/ensino-medio-inclusivo.