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Visitas aos municípios do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” chegam à Bahia e ao Amazonas

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Campo Formoso, na Bahia, e Maués, no Amazonas, apresentaram os projetos de educação inclusiva elaborados no primeiro semestre de 2023

Dando continuidade às viagens aos municípios participantes do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”, uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Bem Maior, Instituto Ambikira e Machado Meyer, nas duas últimas semanas de agosto foi a vez da equipe do Instituto navegar por Maués (AM) e aterrizar em Campos Formoso (BA).

O objetivo dessa série de visitas é conhecer as ações de educação inclusiva implementadas nas localidades a partir da formação que as educadoras e os educadores fizeram no primeiro semestre. Na ocasião, a equipe do IRM conhece as secretarias de educação das localidades e visita algumas escolas, para ter contato com a comunidade escolar.

“É muito gratificante visitar os municípios e ver os resultados dos projetos que foram implementados durante a formação. Pudemos conferir de perto o envolvimento de toda comunidade escolar e o engajamento das famílias e estudantes em prol de uma educação que garante a participação e o protagonismo de todos”, declara Katia Cibas, coordenadora de formação do IRM.

Campo Formoso, Bahia

Localizada no interior do estado da Bahia, Campo Formoso é conhecida como a cidade das esmeraldas e possui cerca de 71 mil habitantes. Entre as escolas que participaram do projeto Alavancas, duas são da Educação Infantil e oito são de Ensino Fundamental, totalizando 37 cursistas, entre professores da sala de aula comum, professores do atendimento educacional especializado (AEE), coordenadores e diretores das escolas e técnicos da secretaria de educação.

Nos dias 21 e 22 de agosto, a equipe do IRM chegou ao município de Campo Formoso, quando foram apresentados os resultados da proposta dada aos cursistas, que era de identificar as características e necessidades específicas de suas escolas. A partir do diagnóstico, os cursistas deveriam elaborar um projeto aplicando os princípios da educação inclusiva e implementá-lo envolvendo todos os estudantes da sala de aula, a gestão escolar e a comunidade.

Entre as propostas elaboradas, uma escola criou jogos para estimular o aprendizado de operações matemáticas, enquanto em outra unidade escolar, os educadores criaram um álbum de figurinhas a partir dos interesses das crianças para trabalhar componentes de matemática e ciências da natureza. Algumas apostaram em atividades sensoriais e lúdicas para trabalhar habilidades motoras, além de diferentes componentes curriculares, enquanto outros professores promoveram ações para aprimorar a leitura e a escrita. Por último, em uma escola foi criado um espaço lúdico e sensorial para ser utilizado por todos os estudantes em momentos de recreação.

Participantes do Alavancas após as apresentações dos projetos em Campo Formoso. Foto: Renato Ramalho

Maués, Amazonas

Nos dias 28 e 29 de agosto a equipe do IRM aportou em Maués, cidade com 63 mil habitantes que é conhecida como a terra do guaraná. Quarenta profissionais, entre professores da sala de aula comum, professores do AEE, gestores de escola e técnicos da secretaria de educação participaram da formação “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”.

Na localidade, os cursistas também apostaram em projetos lúdicos para estimular a comunicação e concentração das crianças, em ações para despertar o interesse por ler e escrever, como a criação de um espaço de leitura e organização do acervo literário. Em uma das escolas, os estudantes levaram receitas de família para compartilhar com os colegas e, em outra unidade, o projeto criado teve como foco a alimentação saudável.

Em Maués, uma parcela da população é de origem indígena e, em muitas famílias, é comum usar a língua originária sateré-mawé para se comunicar. Em uma das escolas, o projeto de inclusão foi justamente sobre o resgate de histórias, lendas e contos da região. A partir das experiências que os estudantes compartilharam, o projeto resultou na organização de um sarau com apresentações na língua indígena materna.

Tanto em Campo Formoso quanto em Maués todos os projetos foram elaborados a partir dos conceitos da educação inclusiva, e tinham como objetivo promover a diversidade e a inclusão de todos os estudantes na comunidade escolar. Em paralelo, as propostas também ampliaram a integração com as famílias e com as comunidades dos territórios vizinhos às escolas. 

Um grupo formado por 39 pessoas diversas, entre mulheres e homens, posam para foto em frente a um prédio com fachada amarela. Parte das pessoas estão em pé e, à frente, as demais pessoas estão sentadas na calçada. Todos vestem camiseta preta com a frase em branco: “Alavancas para a educação inclusiva”.
Cursistas de Maués em frente ao Museu do Homem. Foto: Renato Ramalho

Sobre o Alavancas

Com três anos de duração, o projeto Alavancas contará com um novo ciclo em 2024, quando terá início a formação de técnicos das secretarias municipais de educação para a elaboração de políticas públicas voltadas à educação inclusiva. No total, são 10 municípios participantes: Maués (AM), Óbidos (PA), Campos Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).

Já em 2025, estão previstos o monitoramento das políticas elaboradas no ano anterior e uma pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações, além de dois cursos ead, disponibilizados na plataforma de formação do IRM.

Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas ao fortalecimento da diversidade e da inclusão. São eles: Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão de nossas ações por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.


Começam as visitas aos municípios do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”

“Alavancas para educação inclusiva de qualidade” finaliza primeira etapa