Os cursistas de Irauçuba, no Ceará, e Cajati, em São Paulo, apresentaram as propostas de educação inclusiva elaboradas no primeiro semestre de 2023
A comitiva do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) segue em viagem por todas as regiões do Brasil para conhecer os projetos criados e implementados pelos municípios participantes do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. A iniciativa conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Movimento Bem Maior, Instituto Ambikira e Machado Meyer. No início do mês de setembro, foi a vez de visitar Irauçuba (CE) e Cajati (SP).
As visitas são a oportunidade de conhecer ações de educação inclusiva desenvolvidas e colocadas em prática naquelas localidades a partir da formação que as educadoras e os educadores realizaram no primeiro semestre. Além do contato com os cursistas e seus respectivos projetos, a equipe do IRM também se reúne com representantes das secretarias de educação das municipalidades e visita algumas escolas, para interagir com a comunidade escolar.
“Para nós, é uma grande alegria ver os projetos que acompanhamos desde a concepção sendo implementados. Além disso, constatamos o comprometimento de educadores, gestores escolares, técnicos da secretaria, familiares e estudantes na promoção de uma educação realmente inclusiva, que assegure a participação e o protagonismo de todas e todos”, afirma Katia Cibas, coordenadora de formação do IRM.
Irauçuba, Ceará
Irauçuba está localizada a 153 km de Fortaleza, capital do Ceará. Com cerca de 24 mil habitantes, o município contou com 11 projetos desenvolvidos durante o Alavancas, sendo um deles voltados para a Educação Infantil e 10 para o Ensino Fundamental. O universo de temáticas, sempre levando em conta a educação inclusiva, passa por temas variados, como alfabetização, estimulando o desenvolvimento da leitura e da escrita e pela inovação do uso do cordel; atividades físicas, ensino e inclusão; e o uso da ludicidade para a discussão da história na perspectiva da inclusão.
Outras propostas passam pelo ensino de Libras, da Matemática, e por metodologias que estimulam e trazem a educação inclusiva para o centro do debate, como um sarau cujas discussões passaram pelas Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Língua Portuguesa; jogos pedagógicos que estimulam a inclusão e o trabalho da interdisciplinaridade por meio de desafios matemáticos, usando o tradicional jogo de dominó.
Cajati, São Paulo
Nos dias 11 e 12 de setembro a equipe do IRM chegou a Cajati, cidade da região de Registro, em São Paulo. Além de visitar a Secretaria de Educação e escolas, a principal atividade foi conhecer os projetos dos cursistas locais, que desenvolveram temas variados dentro da perspectiva da educação inclusiva, com quatro projetos direcionados para a Educação Infantil e seis deles para o Ensino Fundamental.
Desde o projeto de Gincana Inclusiva, cujo objetivo é o de valorizar diferenças e reconhecer a importância da convivência harmoniosa entre todas as crianças da Educação Infantil, passando pela proposta de uma educação do futuro e indo até o conceito de “conhecer para incluir”, os cursistas mostraram que os conhecimentos da formação do Alavancas foram muito bem explorados.
Uma das escolas criou um projeto sobre inclusão e poluição sonora, sob uma perspectiva bastante inovadora; em outra unidade trabalhou-se a conscientização da educação inclusiva no contexto escolar, enquanto outra proposta focou na importância do envolvimento das famílias no processo de inclusão. O Recreio Dirigido inovou ao discutir o momento tão aguardado pelos estudantes sob a ótica de incluir. Também foram promovidas conversas sobre educação integral e sobre plantas medicinais, relacionando educação inclusiva e conhecimentos de saúde tradicionais.
Sobre o Alavancas
Com três anos de duração, o projeto Alavancas contará com um novo ciclo em 2024, quando terá início a formação de técnicos das secretarias municipais de educação para a elaboração de políticas públicas voltadas à educação inclusiva. No total, são 10 municípios participantes: Maués (AM), Óbidos (PA), Campos Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS).
Em 2025, estão previstos o monitoramento das políticas elaboradas no ano anterior e uma pesquisa sobre os impactos gerados pelas formações, além de dois cursos no formato EAD, disponibilizados na plataforma de formação do IRM.
Além do apoio das organizações já mencionadas para a realização desse projeto, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas ao fortalecimento da diversidade e da inclusão. São eles: Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Mattos Filho. Esse apoio é fundamental para a expansão das nossas ações por uma sociedade cada vez mais inclusiva, equitativa e igualitária.
Começam as visitas aos municípios do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”