Notícias

Com apoio do IRM, 6° SIEI encerra programação com três encontros virtuais no dia 14 de julho 

Compartilhe nas redes sociais:

Último encontro da sexta edição do Seminário Internacional de Educação Integral, idealizado pela Fundação SM, debaterá sobre “O Papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas”  

No dia 14 de julho, às 16h (Brasília), será realizado o terceiro encontro virtual da 6ª edição do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI). O evento, que contará com intérprete de Libras, audiodescrição e legendas em tempo real, será transmitido nos perfis da Fundação SM: no Facebook e no YouTube. O tema abordado será “O Papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas”. Faça sua inscrição.  

O SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com a parceria do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), além da Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, CENPEC, Centro de Referências em Educação Integral, CIEDS, Instituto Alana, CEDAC, Instituto Tomie Ohtake, Sesc e SM Educação

Logotipo do Seminário é composto por uma ilustração de uma árvore com troncos e galhos pretos, e folhas laranjas, azuis e rosas. Entre os galhos, há três carinhas sorridentes. Texto: Transmissão online. 6° siei, Seminário Internacional de Educação Integral. O Papel da Educação Integral na construção de caminhos para a volta às aulas. Dia 14 de julho, às 16h. Foto dos participantes. Texto: Participantes: Cleuza Repulho, Ex-Presidente da UNDIME Nacional; Daniel Cara, Professor da Faculdade de Educação da USP e Dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; e Gina Ponte, Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Mediação: de Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM. #SIEI2020 #EducacaoIntegral. Facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/c/fundacaosmbrasil. Iniciativa: logotipo da fundação SM e parcerias: logotipo Instituto Alana, Comunidade Educativa Cedac, Cenpec, Cieds, Centro de Referências em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Instituto Rodrigo Mendes, instituto Tomie Ohtake, Sesc e Grupo SM Educação. Fim da descrição.

O Seminário terá a participação de Cleuza Repulho, Ex-Presidente da UNDIME Nacional; Daniel Cara, Professor da Faculdade de Educação da USP e Dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; e Gina Ponte, Professora na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A mediação será de Pilar Lacerda, Diretora da Fundação SM.  

Como subsídio para a discussão dos convidados, o SIEI vai trazer depoimentos, gravados por vídeo, de gestores das redes estaduais e municipais, que compartilharão as estratégias que estão utilizando em suas localidades para a retomada das atividades escolares de maneira presencial. Além disso, a pesquisadora Luiza Corrêa, Coordenadora da área de Advocacy do IRM, vai apresentar o estudo que acabamos de lançar sobre protocolos de educação inclusiva durante a pandemia ao redor do mundo. A pesquisa – que adotou como fonte de informações uma rede de especialistas estrangeiros, documentos de organismos internacionais e protocolos de diversos países – fornece orientações para auxiliar os gestores responsáveis no planejamento e na execução de políticas públicas, buscando assegurar o direito à educação das pessoas com deficiência diante do período de isolamento social e no estágio de reabertura das escolas. 

Confira como foram os outros dois encontros virtuais do 6° SIEI 

Como ensinar e aprender neste período de pandemia: qual o papel da educação integral? 

Docência em tempos de pandemia