Notícias

Conheça 4 materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por educadores da Baixada Santista, durante formação do Instituto Rodrigo Mendes

Compartilhe nas redes sociais:

No mês de maio, o portal DIVERSA divulgou os materiais detalhando suas articulações com a Base Nacional Comum Curricular e com o desenho universal para aprendizagem

Em 2019, a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA), iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes em parceria com o MudaLab, foi oferecida a educadoras e educadores dos municípios de Santos, Cubatão e Guarujá, todos localizados no estado de São Paulo. O portal DIVERSA divulgou, no mês de maio, quatro materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por esses educadores durante o percurso formativo. O MPA, que tem patrocínio da Fundação Lemann, do Instituto Península e da Abadhs, envolveu, nesta edição, diretamente 25 educadores de 10 escolas e cerca de 430 estudantes dessas regiões. 

Os materiais são compostos por textos de apresentação com interlocução com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenho universal para a aprendizagem (DUA); tutoriais em vídeo e texto; relatos de experiência e vídeos de aplicação nas escolas.   

Conheça os quatro materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos durante a formação:  

Arizinho 
O material, que foi idealizado por educadoras da Escola Municipal (EM) Vereador Ary da Silva Souza, no Guarujá (SP), tem como objetivo auxiliar os estudantes com e sem deficiência a realizarem uma das operações matemáticas, a soma. O Arizinho tem o formato de um robô e foi construído em placa de MDF com apoio de cortadora a laser. Ele conta com sensores de movimento em duas cavidades na parte superior da cabeça, além de braços, pernas e olhos. Para utilizar o material, os estudantes depositam a quantidade de bolinhas referentes a cada uma das parcelas da conta de somar e apertam o nariz para comprovar a sua hipótese de resultado. Depois de verificada a operação, os estudantes abrem a barriga do robô, retiram as bolinhas e zeram o mostrador para uma nova operação. 

Fogão musical 
Confeccionado por educadoras da Unidade Municipal Escolar (UME) Almerinda Monteiro de Carvalho, em Cubatão (SP), o material foi idealizado para colaborar com o ensino do ritmo, musicalidade, rima e alimentação saudável. O fogão musical foi feito em MDF por meio da cortadora a laser, e possui seis botões impressos em 3D para ativar os recursos sonoros. Para utilizar o material, o estudante gira um dos botões do fogão, possibilitando que o áudio seja acionado no arduino e reproduzido no alto-falante. Os áudios contêm o nome de elementos citados na música “Sopa do neném”, do grupo musical Palavra Cantada. O estudante, ao ouvir a gravação, deve encontrar o ingrediente da sopa correspondente e colocá-lo na panela, acima do fogão. 

Caminho sustentável 
Construído por educadoras da UME Cidade de Santos, em Santos (SP), o material apoia os estudantes no aprendizado da separação do lixo, coleta seletiva, sustentabilidade e reciclagem. O jogo do caminho sustentável é composto por dois caminhões de lixo e uma guarita em miniatura com cancela, todos cortados em MDF, com apoio da cortadora a laser. A guarita conta com sensor de presença e um sistema de áudio que reproduz questões sobre sustentabilidade. Além de uma pista para o jogo, que pode ser construída com a participação dos estudantes, de acordo com o território onde está localizada a escola. 
Para jogar, o estudante aproxima o caminhão da cancela. O sensor comanda o áudio, que indica os locais de coleta e questões de reciclagem. Os estudantes decidem, em grupo, as respostas das questões, escrevem na lousa e, em caso de acerto, recolhem a carta com o “lixo” na caçamba. Ao término do caminho, cada um dos grupos deve contar quantos elementos pegaram e descartar na lixeira adequada. O grupo vencedor será aquele com maior número de estrelas recebidas por resposta correta em cada uma das etapas. 

Cartola mágica 
Idealizado por educadores da EM Angelina Daige, também no Guarujá (SP), o material foi criado para auxiliar a turma no aprendizado de narrativas e contação de histórias, além de colaborar com a interação e a comunicação efetiva de cada estudante. A cartola mágica, desenvolvida de forma colaborativa por educadores e estudantes, foi confeccionado em MDF em uma cortadora a laser. Ela possui um sensor de presença, que capta pequenos movimentos e, ao ser acionado, reproduz aleatoriamente vários sons de animais e músicas. O material foi idealizado para ser utilizado juntamente a outros materiais de apoio, como uma estrutura de teatro de fantoches, bonecos de feltro, meias, entre outros objetos. 
Para brincar, um estudante passa a mão sobre a cartola, acionando o sensor. Ao ouvir o som reproduzido, seleciona o fantoche correspondente em um painel e inicia sua apresentação no teatro. A atividade pode ser realizada em duplas ou grupos, revezando a participação e criando diferentes histórias de acordo com os personagens indicados pelo áudio e pela criatividade dos estudantes. Enquanto esperam a sua vez, os demais despertam a atenção pela história e praticam o respeito pela fala do outro. 

Conheça também os dez materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por educadoras e educadores da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Itaquera, em São Paulo (SP), em 2019.