Notícias

Portal DIVERSA lança novas seções no RJ

Compartilhe nas redes sociais:

O portal DIVERSA irá lançar suas novas seções “O que é educação inclusiva” e “Materiais pedagógicos acessíveis” nos próximos dias 24 e 25 de novembro, durante os eventos Colaboramerica 2017  e Amplifica Rio, respectivamente, ambos na cidade do Rio de Janeiro.

A estreia será marcada por uma palestra sobre a relação entre inovação e educação inclusiva, explorando o conceito de desenho universal para aprendizagem, ministrada por Rodrigo Hübner Mendes, e pela apresentação dos “Materiais pedagógicos acessíveis” por Maria Antônia Goulart, do eLABorando, parceiro do IRM no projeto.

Já o hackathon – apelidado de Hackaday pelo Colaboramerica – acontece a partir das 10h do dia 24 e é especialmente direcionado a educadores das redes públicas do município e do estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, os participantes irão experimentar o uso dos materiais acessíveis apresentados e, assim, prever a necessidade de melhorias ou mesmo criar conteúdos inéditos.

Já o desafio tecnológico acontece no dia 25, no Amplifica Rio. Os desafiados irão testar tecnologias disponibilizadas pelo Google, grande parceiro do evento. A partir disso, poderão sugerir novos usos dos materiais a serem apresentados no novo espaço virtual do portal. Ao final do dia, haverá mais um encontro com Rodrigo Mendes e Maria Antônia para falar das novas seções.

Interessados nas maratonas tecnológicas devem se inscrever nos sites do Colaboramerica e do Amplifica (ambos com vagas limitadas). Para consultar a programação dos eventos, local e registrar-se em demais atividades, o acesso é direto pelos sites oficiais colaboramerica.orggg.gg/amplificario2017.

Por dentro das seções do DIVERSA

O ambiente “O que é educação inclusiva” trará respostas pontuais a mais de 40 perguntas sobre temas e conceitos relacionados a essa forma de ensino. Os usuários terão acesso a conteúdos sobre paradigmas históricos, público-alvo, questões de acessibilidade e marcos legais relacionados ao modelo inclusivo.

Já a seção sobre materiais pedagógicos acessíveis funcionará como um acervo virtual contendo moldes, tutorias escritos e em vídeo que permitem construir e trabalhar recursos de ensino relacionados ao desenho universal para aprendizagem. Os temas dos materiais que serão disponibilizados até o primeiro semestre de 2018 são: jogo de luz e sombra, tapete sensorial, sistema terra e lua, pirâmide alimentar, lata de criação de histórias, máquina de somar, pique bandeira de tabuleiro, painel interativo, jogo das cédulas e caixa sensorial!

Os recursos pedagógicos acessíveis a serem apresentados no acervo emitem som, luz e podem ser facilmente manipulados pelos alunos, exigindo e estimulando os seus sentidos. O objetivo é que educadores do Brasil desenvolvam e repliquem os materiais para ensinar crianças, jovens e adultos com e sem deficiência nas salas de aula comuns.