Notícias

Você já conhece o DIVERSA pelo Mundo?

Compartilhe nas redes sociais:

DIVERSA pelo mundo é uma seção do portal DIVERSA e reúne experiências de educação inclusiva em diversos países 

O DIVERSA, lançado em 2011, é uma rede de troca de experiências e de construção de conhecimento sobre educação inclusiva. O portal tem como objetivo dar visibilidade a práticas inclusivas consistentes, transformando-as em fonte de referência a partir de estudos de caso, artigos de especialistas e pesquisadores do tema e relatos de experiência de professores, coordenadores pedagógicos e familiares de estudantes com deficiência. A plataforma disponibiliza, também, um acervo de materiais pedagógicos acessíveis, além de notícias e entrevistas. 

DIVERSA pelo mundo foi lançado em março de 2020 com o objetivo de reunir conteúdos que evidenciam práticas e políticas inclusivas inovadoras que estão transformando a realidade de diversos países. Segundo Lailla Micas, coordenadora do portal, a iniciativa surgiu um mês antes, após o DIVERSA ter sido apresentado e premiado internacionalmente na conferência do Zero Project, nas Nações Unidas, em Viena (Áustria). “Conhecemos na conferência muitas pessoas engajadas e iniciativas interessantes que estão fazendo a diferença em suas localidades, tanto em países mais ricos e desenvolvidos, mas também em países em desenvolvimento, com realidades mais parecidas com a do Brasil, em termos por exemplo de desigualdades sociais”, acrescenta. 

Desde então, são realizadas entrevistas e compartilhadas iniciativas que mostram práticas inclusivas considerando realidades locais de diferentes continentes.  

Em primeiro plano, dentro da sala de aula, uma menina usando hijab (conjunto de vestimentas de origem islâmica) faz lição, apoiando seu caderno em uma carteira escolar. Ao fundo, outras cinco crianças realizam a mesma ação. Fim da descrição.

Para Juliana Delgado, jornalista do DIVERSA, essas práticas devem ser valorizadas e servem de exemplos e inspiração para a incorporação de uma educação inclusiva nas escolas brasileiras.  

“As experiências internacionais são muito importantes para que tenhamos exemplos do que está acontecendo fora do Brasil em relação à educação inclusiva. Muitas boas práticas acontecem ao redor do mundo e, ao divulgá-las, além de termos inspirações, também as valorizamos”, explica Juliana. 

Confira algumas postagens do DIVERSA pelo mundo: 

Escola particular da Jordânia defende educação inclusiva no país. Por meio da inclusão de estudantes com deficiência visual, a instituição educacional garante que a convivência com a diversidade seja um direito de todos. 

Com legislação favorável, Quênia avança em educação para todos. Embora haja dificuldades na implementação, marcos legais do país garantem acesso e suporte para crianças com deficiência na educação. 

Educadora premiada de Washington comenta ações para garantir educação inclusiva. Em 2020, a professora de educação especial Amy Campbell recebeu o prêmio de Educador do Ano em distrito nos Estados Unidos. 

Escola na Bélgica incentiva o respeito às diferenças. Sint-Camillus possui estratégias pedagógicas que permitem que estudantes desenvolvam suas potencialidades. 

Estado australiano cria modelo inclusivo para apoiar aprendizagem de todos. Política de Educação Inclusiva de Queensland pretende garantir suporte para que todos os estudantes aprendam e alcancem seu máximo potencial. 


Confira os relatos de experiência dos profissionais da educação participantes do DIVERSA presencial 2020 

Conheça três materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos em 2020, articulados com a BNCC e com o DUA