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Confira os relatos de experiência dos profissionais da educação participantes do DIVERSA presencial 2020

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Os relatos, frutos da formação DIVERSA presencial, mostram que é possível desenvolver ações inclusivas durante o ensino remoto  

Nas últimas semanas, foram divulgados os relatos de experiência dos profissionais da educação que participaram do DIVERSA presencial em 2020. Eles foram publicados, semanalmente, no portal DIVERSA. Por conta da pandemia da covid-19, a formação foi realizada remotamente. Ainda assim, os relatos de experiência evidenciam que é possível realizar estratégias pedagógicas inclusivas durante o ensino remoto. 

Os relatos de experiência trazidos pelos profissionais da educação das redes de ensino público de Barueri, Francisco Morato, Santa Cruz do Rio Pardo, Porto Feliz e Americana – municípios localizados no estado de São Paulo – revelam a importância do diálogo entre escola e família e do trabalho colaborativo para desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas que potencializem a aprendizagem de todas as pessoas. 

O DIVERSA presencial tem como objetivo formar profissionais das redes de ensino público envolvidos no processo de escolarização dos estudantes, tendo como foco principal a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Essa é uma formação realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen. O projeto é realizado desde 2015 e já impactou mais de 98 mil estudantes.  

Conheça os cinco relatos de experiência do DIVERSA presencial 2020: 

Docentes promovem diálogo com família para inclusão na pandemia. Escola municipal de Barueri (SP) relata estratégias desenvolvidas para garantir que estudante público-alvo da educação especial não fique para trás no ensino remoto. 

Educadores relatam práticas inclusivas em rede municipal. Escuta e trabalho colaborativo permeiam planejamento de ações que garantem uma educação inclusiva em escola de Francisco Morato (SP) 

Educadores relatam apoio da família no ensino remoto. Educadores e gestores da Secretaria Municipal da Educação de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) contam como efetivaram a educação inclusiva durante a pandemia 

Rede Municipal de Educação de Porto Feliz (SP) promove trabalho colaborativo entre escolas para garantir inclusão. Escolas de educação infantil e ensino fundamental I planejam estratégias para apoiar a entrada de crianças com e sem deficiência no novo ciclo escolar 

Município aposta em trabalho colaborativo na educação infantil. Equipe escolar de Americana (SP) coloca em prática ações para incentivar participação plena de criança com transtorno do espectro do autismo. 


Encontro remoto encerra edição 2020 do DIVERSA presencial