Notícias

Encontro remoto encerra edição 2020 do DIVERSA presencial

Compartilhe nas redes sociais:

Educadoras e educadores de oito municípios de São Paulo se reuniram, virtualmente, para falar sobre os trabalhos desenvolvidos durante o percurso formativo 

No dia 10 de novembro, aconteceu o último encontro do DIVERSA presencial 2020. O evento, promovido pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen, teve a participação de cursistas do DIVERSA presencial e do DIVERSA presencial monitoramento. 

Logotipo do DIVERSA presencial. Fim da descrição.

Devido a pandemia da covid-19, o projeto do DIVERSA presencial teve que ser repensado e reestruturado, fazendo com que os encontros fossem realizados online. Apesar dos desafios encontrados durante o ano de 2020, todo o cronograma do projeto foi seguido.  

O último encontro reuniu cerca de 60 pessoas, incluindo educadoras e educadores, gestoras e gestores escolares, técnicos das secretarias, formadores do IRM, além da participação do superintendente do IRM, Rodrigo Hübner Mendes, e da Analista de Responsabilidade Social, Sandra Viviane, da Fundação Grupo Volkswagen.  

Os municípios participantes do DIVERSA presencial 2020 foram Americana, Barueri, Francisco Morato, Porto Feliz e Santa Cruz do Rio Pardo, todos situados no estado de São Paulo; já os do DIVERSA presencial monitoramento foram Guarujá, Santa Branca e São Roque, também localizados em São Paulo. Vale lembrar que essas últimas três cidades participaram do DIVERSA presencial de 2019. 

Entre os meses de maio e novembro deste ano, o DIVERSA presencial formou profissionais das redes de ensino público envolvidos no processo de escolarização dos estudantes, tendo como foco principal a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Durante o encontro final, os cursistas do DIVERSA presencial dialogaram sobre suas impressões e sobre as práticas desenvolvidas através das situações desafiadoras escolhidas por eles. Já os integrantes do DIVERSA presencial  monitoramento, apresentaram seus projetos de reformulação da metodologia vivenciada no ano anterior para a formação de outros educadores e gestores das redes. 

Ao final, o cantor Luiz Aranha e o tecladista Lisandro Massa se apresentaram, remotamente, encantando a todas e todos, a partir de um repertório construído colaborativamente com o grupo de mediadores do projeto. O evento se encerrou de forma descontraída e com gosto de dever cumprindo.  

Tela de reunião virtual mostra oito pessoas, sendo duas pessoas em destaque, entre elas o cantor Luis Aranha. Fim da descrição.

Confira os 5 municípios selecionados para o DIVERSA presencial 2020