Notícias

DIVERSA Presencial 2019 está com inscrições abertas

Compartilhe nas redes sociais:

Apoiada pela Fundação Volkswagen, a formação vai contemplar representantes de cinco secretarias municipais de educação no estado de São Paulo

Grupo de pessoas posam para foto em uma praça
Grupo de educadores participantes do DIVERSA presencial 2018

As inscrições para o DIVERSA Presencial estão abertas e podem ser feitas até o dia 18 de fevereiro. O objetivo do projeto, que conta com o apoio da Fundação Volkswagen, é oferecer formação em serviço para profissionais envolvidos nos processos de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial matriculados em escolas comuns.

Serão selecionadas 5 (cinco) secretarias municipais de educação que deverão indicar, cada uma, 8 (oito) educadores para participar do projeto. As inscrições devem ser feitas pelos representantes das secretarias por meio do preenchimento do formulário on-line. Cada município deve se inscrever apenas uma vez. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 25 de março e todos os detalhes sobre o processo de inscrição podem ser conferidos no edital.

Como funciona a formação

Serão 10 encontros a serem realizados na cidade de São Paulo entre os meses de abril e agosto. Estarão reunidos, em um mesmo espaço, representantes das equipes gestoras das secretarias de educação, gestores escolares, professores de sala de aula comum e do atendimento educacional especializado (AEE) indicados pelas próprias secretariais municipais.

A partir dos casos reais e desafiadores escolhidos pelas equipes locais, os participantes compartilham experiências e conhecimentos. A mediação é feita pela equipe do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), estimulando a construção coletiva de conhecimento a partir da experiência de cada participante e articulando as diferentes práticas com as diretrizes das políticas públicas educacionais vigentes e referenciais teóricos atuais.