Notícias

DIVERSA Presencial abre inscrições para 2018

Compartilhe nas redes sociais:

Apoiada pela Fundação Volkswagen, a formação vai contemplar representantes de cinco secretarias municipais de educação no estado de São Paulo

As inscrições para o DIVERSA Presencial estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de fevereiro. O objetivo é oferecer formação em serviço para profissionais envolvidos nos processos de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial matriculados nas escolas comuns.

Serão contempladas vagas para 5 (cinco) secretarias municipais de educação que deverão indicar, cada uma, 8 (oito) educadores para participar do projeto. As inscrições devem ser feitas pelos representantes das secretarias por meio do preenchimento de formulário on-line. A lista final de inscritos será divulgada no dia 05 de março. Todos os detalhes sobre a chamada podem ser conferidos no regulamento.

 

Como funciona o Presencial

Serão 10 encontros a serem realizados na cidade de São Paulo entre os meses de abril e setembro. Na ocasião estarão reunidos, em um mesmo espaço, representantes das equipes gestoras das secretarias de educação, gestores escolares, professores de sala de aula comum e do atendimento educacional especializado (AEE) indicados pelas próprias secretariais municipais.

A partir dos casos reais e desafiadores escolhidos pelas equipes locais, os participantes compartilham experiências e conhecimentos. O diálogo possibilita a ampliação de repertório e a elaboração de estratégias para o aprimoramento de práticas inclusivas no dia a dia escolar.

A mediação é feita pela equipe do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), estimulando a construção coletiva de conhecimento a partir do fazer de cada participante e articulando as diferentes práticas com as diretrizes das políticas públicas educacionais vigentes e referenciais teóricos atuais.

(Atualizado em 26/02)
+ Conheça os municípios convidados para a segunda fase de seleção da edição 2018