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DIVERSA Presencial realiza novo encontro e divulga impactos de 2017

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O DIVERSA Presencial é uma formação em serviço que reúne representantes de secretarias de educação, gestores escolares e educadores para debaterem sobre os desafios da educação inclusiva, a partir de casos reais que envolvem estudantes com deficiência matriculados em salas de aula comum

Nesta terça-feira, 5 de junho, foi realizado o quinto encontro da edição de 2018 do DIVERSA Presencial – formação em serviço em educação inclusiva oferecida pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) com apoio da Fundação Volkswagen. Cerca de 40 participantes de cinco cidades (Caieiras, Cotia, Mogi das Cruzes, Nova Odessa e São Caetano do Sul) se reúnem a cada duas semanas no Instituto Singularidades, em São Paulo (SP), para discutirem situações reais e desafiadoras que envolvam estudantes com deficiência na escola comum.

O grupo é formado por representantes das secretarias de educação, gestores escolares, professores da sala de aula comum e do atendimento educacional especializado (AEE), que são estimulados a trocarem conhecimentos e experiências, articulando diferentes práticas pedagógicas com as diretrizes das políticas públicas e referenciais teóricos atuais. O último encontro desta edição acontece em 11 de setembro.

 

Impactos do DIVERSA Presencial 2017

O relatório de impactos da edição 2017 do DIVERSA Presencial já está disponível para consulta na versão em texto e em vídeo. No total, 135 educadores foram atendidos e 13.444 estudantes foram beneficiados.

Capa da publicação. Há a imagem de três crianças brincando com instrumentos musicais coloridos de plástico. Acima, lê-se Relatório de impactos 2018. Abaixo, lê-se Diversa presencial.
Publicação reúne os impactos da edição 2017 do projeto.

+ Baixe o relatório na íntegra

Entre os meses de julho e dezembro, foram realizados dez encontros dialogados que envolveram participantes dos municípios de Cruzeiro, Ibiúna, Peruíbe, Poá e Santo André, todas no Estado de São Paulo. Além disso, três municípios presentes na edição 2016 — Cubatão, Ferraz de Vasconcelos e Santos — desenvolveram ação inédita dentro do escopo do projeto, cujo foco consistiu na replicação da metodologia vivenciada mediante apoio da equipe do Instituto Rodrigo Mendes por meio de monitoramento presencial e remoto.

 

Sobre o Instituto Rodrigo Mendes

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Com o slogan “Educar para incluir”, seu objetivo principal é fazer parte da construção de uma sociedade inclusiva, que garanta a igualdade de direitos e valorize as diferenças humanas.

Desde 1994, o Instituto desenvolve programas de educação inclusiva, que já formaram 2,6 mil educadores de 20 estados brasileiros e 49 cidades. A estimativa é que, aproximadamente, 1,6 milhão de estudantes tenham sido impactados indiretamente pelas formações desses educadores.

 

Sobre a Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen desenvolve iniciativas de impacto social e educacional com recursos provenientes dos rendimentos de um fundo constituído pela montadora alemã em 1979, além de apoiar tecnicamente algumas das ações de responsabilidade social da Volkswagen do Brasil. A Fundação compartilha a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade. Junto com parceiros técnicos, aplica e dissemina conhecimentos capazes de atrelar a teoria à prática. O resultado disso são verdadeiras transformações em duas frentes de atuação: educação e desenvolvimento social.