Notícias

Documentário Outro Olhar é selecionado no Festival Assim Vivemos

Compartilhe nas redes sociais:

O longa sobre educação inclusiva no ensino médio faz parte da sétima edição do festival internacional de filmes sobre deficiência que acontecerá no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília a partir de agosto.

 Três pessoas sentadas em uma sala de estar, riem largamente. Há um casal e entre eles, uma jovem com Síndrome de Down
Renata Basso, jovem com síndrome de Down e protagonista do documentário “Outro Olhar”, posa com sua família.

A história de Renata Basso, uma adolescente com Síndrome de Down que está cursando o Ensino Médio na escola comum, foi escolhida para compor a programação do 7º Festival Assim Vivemos deste ano.

O filme “Outro Olhar” ajuda a entender como a articulação de políticas públicas e a mobilização da comunidade escolar podem colaborar para a garantia de uma educação de qualidade para os estudantes com deficiência. O vídeo é uma produção do Instituto Rodrigo Mendes e Maria Farinha Filmes, com direção de Renata Sette, e está disponível em duas versões (integral e resumida) com opções de acessibilidade (Libras, audiodescrição, legendas em português, inglês e espanhol). O projeto teve o patrocínio do Itaú BBA e do Instituto Alana, além do apoio do Instituto Unibanco, Ministério da Educação e Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

Onde assistir

CCBB Rio de Janeiro | 5 a 17 de agosto
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro (como chegar)
Tel.: (21) 3808 2020

Sessões:
04/08 às 16h | Sala 1
09/08 às 16h30min | Sala 2
15/08 às 16h30min | Sala 2
16/08 às 16h30min | Sala 2
17/08 às 18h | Sala 1

CCBB São Paulo | 23 de setembro a 5 de outubro
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro (como chegar)
Tel.: (11) 3113 3651

Sessões:
02/10 às 13h
05/10 às 17h

CCBB Brasília | 2 a 14 de março de 2016
Endereço: SCES, Trecho 2 Brasília/DF (como chegar)

Sessões:
07/03 às 13h
11/03 às 13h
14/03 às 17h

O documentário “Outro Olhar” será exibido no “Programa 14” do festival, ao lado de mais três filmes. Saiba mais em: link

Todas as sessões têm ENTRADA FRANCA.

Cartaz de divulgação do Festival Assim Vivemos - 7º Festival internacional de filmes sobre deficiência. Há no fundo 2 mulheres coreografando uma posição e uma pessoa com um pincel na boca pintando um desenho com tinta.

Sobre o festival

O Assim Vivemos busca pelos melhores filmes produzidos sobre o tema da pessoa com deficiência no mundo. A ideia é sempre apresentar um painel rico e plural das questões mais atuais e pertinentes que movem as pessoas com deficiência nas mais diferentes culturas. Cada edição reflete uma grande sintonia mundial sobre as discussões acerca do tema da deficiência, sobressaindo especificidades que são menos debatidas pela sociedade em relação aos caminhos para a inclusão.

Nesta 7a edição, serão exibidos 34 filmes de 20 países, com destaque para o Brasil que conta com sete filmes selecionados. Em 2015, grande parte dos longas abordam sobre autonomia e a possibilidade de uma vida com independência envolvendo pessoas com autismo, síndrome de Down e deficiência intelectual.

O Assim Vivemos é o primeiro festival no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braile) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas Closed Caption nos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates). Quanto à acessibilidade física, o Centro Cultural Banco do Brasil tem sua arquitetura concebida para garantir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.