Notícias

Educação inclusiva é tema de debates abertos na SAM 2014

Compartilhe nas redes sociais:

Na semana da Ação Mundial pela Educação, que se inicia no dia 21 de setembro, o Instituto Rodrigo Mendes em parceria com Instituto Unibanco e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) convida para os diálogos abertos ao público sobre ensino médio, políticas públicas educacionais, direitos humanos e o panorama da educação inclusiva.

Educação inclusiva e ensino médio

O primeiro evento acontece dia 23 de setembro (terça-feira), no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo. Contará com a participação do superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, do diretor geral do Instituto Rodrigo Mendes, Rodrigo Mendes e Liliane Garcez, assessora especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e mobilidade Reduzida de São Paulo.

No debate será exibido o documentário “Outro Olhar”, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, com apoio do Instituto Unibanco, Instituto Alana e Itaú BBA, e produção de Maria Farinha Filmes. O vídeo conta a história de Renata Basso, estudante com Síndrome de Down que acaba de completar o ensino médio no Colégio Coronel Pilar no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Segundo Mendes, fundador do Instituto Rodrigo Mendes, é preciso lembrar que a educação é um direito fundamental e, portanto, deve ser garantida a todos, sem exceção. Por outro lado, a educação inclusiva pressupõe a desconstrução do modelo de ensino atualmente predominante, propondo uma valorização da singularidade de cada indivíduo. “A educação contemporânea deve valorizar as diferenças, contribuindo para o desenvolvimento de competências que vão além do ler, escrever e o calcular.Por isso, esse exemplo da estudante gaúcha é tão significativo”, completa.

Políticas públicas educacionais para a inclusão e direitos humanos na educação

O segundo evento, a ser realizado no dia 26 de setembro (sexta-feira) a partir das 14h, serão promovidas duas mesas de discussão sobre o tema.

O primeiro debate tratará dos direitos humanos e educação inclusiva e contará com a presença de Conrado Mendes, Professor-Doutor de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Augusto Galery, psicólogo, mestre em administração, pesquisador em sociedade inclusiva e doutor em psicologia social (USP) e Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, mestre no tema “Gestão da Diversidade” pela FGV-SP, onde atua como professor.

Em seguida, começa a discussão sobre as articulações das metas e estratégias do Plano Nacional de Educação para a educação inclusiva será protagonizada por Rosângela Prieto é pedagoga, mestre em Educação Especial, doutora em Educação, pesquisadora em política educacional, educação especial e análise e avaliação de políticas públicas de educação especial, Liliane Garcez, mestre em Educação e assessora especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo e Luiz Henrique de Paula Conceição, psicólogo, mestre em Psicologia, pesquisador e coordenador do programa de formação em educação inclusiva no Instituto Rodrigo Mendes.

O encontro gratuito e aberto ao público acontecerá na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), na Avenida da Universidade, 308, Butantã, em São Paulo (SP).

Essas atividades fazem parte da Semana de Ação Mundial 2014 (SAM), iniciativa da Campanha Global pela Educação, realizada simultaneamente em mais de 100 países, desde 2003. O evento temo objetivo de envolver a sociedade civil em ações de incidência política, de modo a exercer pressão sobre os governos para que cumpram os acordos internacionais da área, entre eles, o Programa Educação para Todos (Unesco, 2000). No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em parceria com outros movimentos, organizações e redes.

Direito à educação inclusiva por uma escola e um mundo para todos. 12ª semana de ação mundial 21 a 27 de setembro de 2014 em todo o Brasil

Informações

Serviço
Eventos gratuitos

Debate: Ensino Médio – desafios e oportunidades da educação inclusiva.
Data: 23/09 (terça-feira)
Horário: das 19h às 21h30
Local: Teatro Eva Herz (Livraria Cultura)
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Inscrição: www.institutounibanco.org.br.

Debate: Diálogos sobre educação inclusiva.
Data: 26/09 (sexta-feira)
Horário: das 14h às 18h
Local: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Endereço: Avenida da Universidade, 308, Butantã
Entrada aberta ao público