Nove educadores de diferentes regiões do Brasil foram reconhecidos por criarem projetos com práticas pedagógicas inovadoras em três eixos: Direitos Humanos; Tecnologia e inovação; e Sustentabilidade.
Na última semana, ocorreu a 26ª edição do Prêmio Educador Nota 10 (PEN 10), que reconheceu a atuação de nove educadores de diferentes regiões do Brasil que se destacaram por seus projetos de práticas de aprendizagem em escolas da educação infantil ao ensino médio. A premiação é uma iniciativa do Instituto SOMOS, em parceria com o Instituto Bandeirantes e o Grupo Bandeirantes de Comunicação, e conta com o apoio do Instituto Rodrigo Mendes (IRM).
O professor Helder Guastti da Silva, da EMEF Pedro Nolasco, em João Neiva (ES), foi eleito o Educador do Ano de 2024, com o projeto “Como diz o outro…”, que permitiu o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita por meio de contos de tradição oral brasileira, ilustrados com o auxílio da inteligência artificial.
A edição deste ano recebeu mais de 2.700 inscrições. O PEN 10 adota a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) como eixo norteador. Por isso, as propostas devem estar alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em três áreas: Direitos Humanos; Tecnologia e inovação; e Sustentabilidade. Entre os critérios de avaliação, os projetos devem representar práticas pedagógicas inovadoras, promover o envolvimento da comunidade e evidenciar a aprendizagem dos estudantes.
Confira, abaixo, os três vencedores de cada categoria.
Direitos Humanos
1º lugar: Alana Calado Franco, de Angra dos Reis (RJ), com o projeto “Educa Bacuri”
2º lugar: Angélica Kimie Inada, de Sorocaba (SP), com o projeto “Versos da igualdade”
3º lugar: Liliane Machado, do Rio de Janeiro (RJ), com o projeto “As representações do feminicídio na literatura brasileira”
Tecnologia e inovação
1º lugar: Helder Guastti da Silva, de João Neiva (ES), com o projeto “Como diz o outro…”
2º lugar: Maurício Soares de Almeida, de Juazeiro do Norte (CE), com o projeto “Explorando o espaço: desbravando o Sistema Solar com experiências táteis – uma proposta inclusiva do ensino de física e astronomia”
3º lugar: Givanilda Maria Silva Antunes, de Mogi Mirim (SP)
Sustentabilidade
1º lugar: José Simões de Andrade, de Santos (SP), com o projeto “Praia limpa, futuro sustentável: enfrentando os desafios da poluição causada pelo homem no ecossistema de praia”
2º lugar: Raifran Abidimar de Castro, de Açailândia (MA), com o projeto “Jogo didático ‘DanTUS’ como objeto de ensino/aprendizagem sobre mitigação dos efeitos das mudanças climáticas com sustentabilidade”
3º lugar: Juliana Gracieti Sperber, de Itajaí (SC), com o projeto “Quintal das sensações”
Os três finalistas de cada eixo receberam prêmio em dinheiro nos valores de R$ 25 mil (primeiro lugar), R$ 15 mil (segundo lugar) e R$ 10 mil (terceiro lugar). A escola na qual Helder Guastti da Silva desenvolveu o projeto receberá uma doação no valor de R$ 25 mil em produtos e ou serviços.
“O objetivo do prêmio é mostrar práticas que podem servir de inspiração para outros educadores. Em tempos em que se fala tanto de tecnologia e inteligência artificial, estamos aqui reconhecendo iniciativas que valorizam o vínculo com os estudantes, que se preocupam com a formação de cidadãos”, declarou Guilherme Mélega, CEO do Instituto SOMOS.
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