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Em comemoração, MPA 2019 se encerra no Seminário de Educação Especial da DRE Itaquera

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As 12 escolas participantes dessa edição expuseram seus materiais pedagógicos acessíveis já utilizados em sala de aula, e os próprios estudantes comandaram as apresentações

Na sexta-feira, 27 de setembro, o Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva recebeu o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e dezenas de educadoras e educadores para o Seminário de Educação Especial da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Itaquera. O evento fechou com chave de ouro a formação do IRM Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) de 2019.

“Foi um momento muito rico em termos de participação, reflexão e troca de experiências. É tempo de pôr em prática o que aprendemos [no MPA] e celebrar os resultados”, conta Fabiana Morelli Gomes do Nascimento, coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Naoki Sumita. Ela ainda completa que o material desenvolvido pela escola, que foi o Jogo do Território, teve uma recepção positiva tanto pelos estudantes, quanto pelas famílias e pelas professoras e pelos professores. “Todos viram que é possível construir um material desses e que ele motiva os alunos”, finaliza.

O Seminário foi marcado por show de música, apresentações de dança, relatos de professores e professoras e exposição dos materiais pedagógicos. A proposta da mostra foi parecida com uma feira de ciências, cada escola expôs seu material e deixou o convite: quem quisesse conhecer qualquer trabalho bastava chegar e pedir para os próprios estudantes demonstrarem seu uso. Dentre os materiais apresentados, estavam: Caixa de instrumentos musicais, Jogo do Território, Mancala Acessível, Célula Tátil, Sistema solar interativo e muitos outros.

“Trazer os estudantes para participar, para contar como funciona o material [pedagógico acessível], que é deles, é uma experiência incrível e que a gente vai levar para o resto da vida”, conta a professora de artes da EMEF Aurélio Arrobas, que desenvolveu a Caixa de instrumentos musicais, Priscila Veríssimo de Oliveira. Para Sandra Regina Petrone Molla, que atua como professora de atendimento educacional especializado (PAEE) da escola, “Um evento desses proporciona maior visibilidade para a educação especial e isso é essencial. E as crianças apresentando os materiais é um aprendizado muito grande, é incluí-las em todo o processo”.

O IRM fechou o evento, com a palestra de Luiz Conceição, coordenador de formação da organização. Ele tratou do tema da educação inclusiva, focando na importância da convivência de estudantes com e sem deficiência na escola comum. Foram também apresentados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Assembleia Geral das Nações Unidas, cuja meta 4 é educação universal de qualidade, e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, promulgada pela constituição federal brasileira.