Rodrigo Hübner Mendes fala sobre educação inclusiva em painel durante o Encontro Anual Educação Já 2023, promovido pelo Todos Pela Educação
No dia 18 de abril, o Todos Pela Educação (TPE) realizou, em Brasília, o Encontro Anual Educação Já 2023. Entre lideranças políticas, cívicas e educacionais, o Instituto Rodrigues Mendes (IRM) esteve representado por seu superintendente, Rodrigo Hübner Mendes, e pela analista de advocacy Karolyne Ferreira. O tema central do evento foi debater sobre como representantes de diferentes setores da sociedade podem se articular para assegurar uma estruturação da Educação Básica que garanta educação de qualidade para todas e todos.
Durante o evento, o TPE lançou oficialmente dois documentos que ampliam o olhar para as relações étnico-raciais e sobre a perspectiva inclusiva, com recomendações de políticas públicas para governos estaduais e federal: o Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer), produzido com o apoio da Mahin (organização dedicada à pauta antirracista), e o Educação sob a Perspectiva Inclusiva, elaborado em parceria com o IRM.
“Temas tão centrais para o nosso encontro, para o Todos Pela Educação, para o poder público e para a sociedade brasileira, o Erer e a Educação Inclusiva precisam estar muito mais presentes no debate educacional e nas políticas públicas de nosso país”, enfatizou Gabriel Corrêa, diretor de Políticas Educacionais do TPE.
Painel de equidade
Rodrigo Hübner Mendes participou do painel “Educação para as relações étnico-raciais e Educação sob a perspectiva inclusiva no centro da agenda” ao lado de Giovani Rocha, cofundador da Mahin Consultoria Antirracista, Rita Potyguara, especialista em Educação Escolar Indígena, e Zara Figueiredo, secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).
Zara afirmou que é preciso que o Sistema Nacional de Educação seja robusto o suficiente para lidar com o racismo estrutural na Educação. “Não dá para reduzir desigualdades construindo políticas públicas de modo acessório. Precisamos colocar a equidade estruturalmente dentro da política”, enfatizou.
Rodrigo, por sua vez, falou sobre os avanços possíveis de alcançar quando os órgãos públicos estruturam e implementam políticas públicas pautadas pela inclusão. “Em 2007, mais da metade das pessoas com deficiência estavam segregadas. Quando olhamos para 2018, vemos o oposto desse panorama, com 89% desses alunos frequentando escolas inclusivas comuns, não mais restritos a um ambiente apartado. O que explica esse importante avanço? Não foi por inércia, e sim por uma política pública consistente, concebida pelo MEC em 2008 e continuada por muitos anos”, destacou.
O IRM e o TPE são parceiros e atuam na elaboração de uma agenda comum e sistêmica, com foco na garantia de educação de qualidade para todas e todos.
Leia a cobertura completa do evento no site do TPE: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/encontro-anual-educacao-ja-2023/
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