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Conheça os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos em 2022

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Os materiais pedagógicos acessíveis são desenvolvidos seguindo o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 

Desde fevereiro de 2023, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) começou a divulgar três materiais criados na formação Materiais Pedagógicos Acessíveis de 2022. Os conteúdos foram publicados no novo portal DIVERSA em três tipos de texto, sendo:  relatos de experiência das educadoras e dos educadores, tutoriais de como fazer e vídeos da implementação dos materiais. A formação é realizada pelo IRM, em parceria com o MudaLab e tem o patrocínio do Instituto Ambikira e Instituto Far, além do apoio dos parceiros institucionais AT&T, Abadhs, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, Latam e Mattos Filho. Todos os vídeos estão disponibilizados em nossas redes sociais: Youtube, Facebook e Instagram

Os materiais contêm recursos de acessibilidade e tecnologia maker implementados para possibilitar a participação e a aprendizagem de estudantes com e sem deficiência. Eles são baseados nos conceitos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

Saiba mais detalhes sobre os três materiais pedagógicos acessíveis publicados no DIVERSA:  

Helinho Come-come | Rio Claro (SP) 

O Helinho tem como objetivo apresentar os ingredientes da merenda aos estudantes e estimular uma alimentação saudável de forma dinâmica, além de estimular a comunicação entre eles e um aumento do vocabulário das crianças. O projeto foi desenvolvido por educadoras e educadores da Escola Municipal Professor Hélio Jorge dos Santos, localizada na periferia de Rio Claro (SP). O boneco foi implementado para turma de educação infantil. 

Em sala de aula, boneco “Helinho Come-come" está sobre a mesa, ao lado de cartões que representam alimentos saudáveis e não saudáveis. O boneco tem a silhueta de uma criança, foi feito em MDF com a camiseta do uniforme da escola e o cabelo colorido. Uma menina segura uma das fichas que representa a fruta banana. Fim da descrição.

Tok Math | Quixeramobim (CE) 

Foi desenvolvido para minimizar barreiras e promover o aprendizado de desafios matemáticos de forma colaborativa. O material foi realizado por educadoras e educadores da Escola de Ensino Fundamental Manoel Martins de Almeida, em Quixeramobim (CE). O material foi apresentado para estudantes do 6º ano. 

Material pedagógico acessível, composto de uma caixa em MDF com dispositivos eletrônicos. Na parte superior há três pequenos painéis, apresentando a seguinte operação matemática: 4 + 9. Abaixo, está escrito: Qual a opção correta? E são mostradas três opções de resposta, uma em cada painel, que é acionado por botões de toque. Estudante toca no botão que mostra a opção 13. Fim da descrição.

Respiração | Águas Lindas de Goiás (GO) 

O material pedagógico tem o objetivo de ampliar o autoconhecimento dos estudantes sobre o funcionamento do corpo e os benefícios físicos e mentais da respiração profunda. O projeto foi criado por educadoras e educadores da Escola Municipal Antônio Cícero Araújo da Costa, em Águas Lindas de Goiás (GO). O projeto foi ministrado para 35 estudantes da disciplina de ciências, em uma turma do 4º ano. 

Em sala de aula, estudantes escrevem e observam enquanto educador fala. Fim da descrição.

Conheça mais de 50 materiais pedagógicos acessíveis compartilhados pelo IRM na seção específica sobre estes conteúdos no portal DIVERSA.   


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