Notícias

Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis promove oficina de tecnologia para cursistas

Compartilhe nas redes sociais:

Objetivo da oficina de tecnologia é apoiar as educadoras e os educadores a utilizarem os principais programas tecnológicos para a montagem dos materiais  

No dia 20 de abril, os mediadores makers do MudaLab e do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) realizaram, pela primeira vez, uma oficina de tecnologia para os cursistas da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022. Durante a oficina, foi apresentada a programação em Arduino (uma plataforma de prototipagem eletrônica) com as diversas possibilidades de utilização, como também alguns tipos de programação básica e seus comandos. Foram realizados exercícios práticos, tais como: programação para reprodução de áudios, para captação de presença e de movimento, entre outras. 

Para auxiliar na criação e desenvolvimento do projeto, os cursistas receberam, nas suas unidades escolares, os kits com os materiais de tecnologia necessários. 

Videoconferência, com participantes da formação "Materiais Pedagógicos Acessíveis", mostra tela de apresentação com a utilização do Arduino. Fim da descrição.

A oportunidade de vivenciar na prática e com a “mão-na-massa” o uso das tecnologias contribui para o desenvolvimento dos protótipos de cada um dos grupos com maior propriedade, visando a acessibilidade e a utilização pedagógica do material. Os cursistas ficaram extremamente empolgados e envolvidos com as possibilidades do universo maker e com os materiais “criando vida”. 

Cada rede de ensino participa da formação com duas unidades escolares. Os grupos de cada unidade escolar são compostos por uma gestora ou um gestor da escola; uma professora ou um professor de sala de aula comum; e uma professora ou um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE).  


Conheça os municípios selecionados para a formação Materiais pedagógicos acessíveis 2022 

Confira os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos em 2021 por educadoras e estudantes  

Cursistas apresentam seus projetos no encerramento da formação Materiais pedagógicos acessíveis 2021