Notícias

Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022 recebe Instituto Favela da Paz

Compartilhe nas redes sociais:

Fábio Miranda aborda sobre o Lab Móvel “Periferia Sustentável”, novo projeto do Instituto Favela da Paz 

Pelo segundo ano consecutivo, a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022 contou com a participação especial de Fábio Miranda, do Instituto Favela da Paz. A formação é realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.  

Antes da apresentação de Fábio, os mediadores makers do MudaLab realizaram uma apresentação, abordando o conceito de Fab Lab (Laboratório de Fabricação), um espaço colaborativo para que pessoas de diversas áreas se juntem para planejar e desenvolver projetos de fabricação digital. Também explicaram sobre o movimento maker no Brasil.  

Em seguida, Fábio Miranda contou sua trajetória e divulgou os projetos e ações realizados pelo Instituto Favela da Paz, criado em 2010 por seu irmão Claudinho Miranda, com o objetivo de formar uma comunidade de paz onde as pessoas possam viver no respeito mútuo dentro dos princípios da sustentabilidade. 

Fábio apresentou, ainda, o seu Fab Lab, “Periferia Sustentável”, onde ele produz diversos materiais de forma sustentável. Além disso, mostrou um vídeo com o corte a laser do material pedagógico acessível desenvolvido pelos cursistas da escola municipal Celeste Calil, de Rio Claro (SP).   

Videoconferência, com participantes da formação "Materiais Pedagógicos Acessíveis", mostra tela de apresentação com desenhos de pessoas no "Lab Móvel". Texto: "O Lab Móvel Periferia Sustentável vai te colocar frente a frente com as novas tecnologias e energias renováveis! Um laboratório a céu aberto!" Fim da descrição.

Por fim, discorreu sobre os novos projetos do Fab Lab. Entre eles está o “Lab Móvel – Periferia Sustentável”, que como o nome diz, será um laboratório dentro de um automóvel, destinado a levar para espaços abertos novas tecnologias e energias renováveis para a população.  


Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis promove oficina de tecnologia para cursistas 

Começa a formação Materiais pedagógicos acessíveis 2022 

Conheça os municípios selecionados para a formação Materiais pedagógicos acessíveis 2022