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Maioria dos professores é a favor da educação inclusiva, revela pesquisa

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Instituto Rodrigo Mendes apresenta os dados do estudo da Fundação Lemann, realizado pelo Datafolha, com aproximadamente mil professoras e professores 

Pesquisa apresentada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM), realizada pelo Datafolha a pedido da Fundação Lemann, mostra que 70% dos docentes acreditam que a escolarização de crianças com deficiência proporciona benefícios educacionais a todos os estudantes. O estudo reuniu as avaliações de 967 professoras e professores de todas as regiões brasileiras, que lecionam em redes públicas de ensino para turmas do ensino fundamental I, II ou ensino médio. As entrevistas foram realizadas por telefone, entre 9 de novembro e 1º de dezembro de 2021.  

Se divididos em grupos por níveis de ensino, os resultados indicam que 76% dos docentes enxergam a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas comuns como benéfica a todos, segundo aqueles que lecionam para alunos e alunas dos anos iniciais do ensino fundamental. O índice é de 66% considerando a opinião de professores dos anos finais do ensino fundamental e de 72% dentre os que lecionam para estudantes do ensino médio. 

Quando perguntados se conhecem os direitos de estudantes com deficiência de terem acesso a escolas comuns e compartilharem seus espaços com os demais, 95% dos docentes responderam que sim, analisando o total da amostra. 

Cinco estudantes em sala de aula. Eles aparecem sentados, com exceção de um menino que está em pé, ao lado de um adulto. Os dois apontam para uma lousa, na qual estão desenhadas figuras geométricas e expressões matemáticas. Fim da descrição.

“A opinião dos professores nesta pesquisa corrobora o que a legislação brasileira já garante e as evidências científicas mais recentes mostram. A inclusão de estudantes com deficiência nas escolas comuns beneficia a todos e a cada um”, afirmar Rodrigo Hübner Mendes, CEO e Fundador do IRM. 

A mesma pesquisa aponta, no entanto, que 40% dos docentes nunca fizeram formação sobre inclusão. Se avaliada a amostra por etapas de ensino, dentre os professores dos anos iniciais do ensino fundamental, o percentual é de 31%, enquanto que em relação aos que lecionam para turmas dos anos finais do ensino fundamental e para estudantes do ensino médio, o índice é de 36% e 50%, respectivamente.   

Estudantes com deficiência correm maior risco de abandono escolar 

Estudantes com deficiência não receberam apoio constante durante o ensino remoto e tiveram mais dificuldade para retornar à escola em relação aos seus colegas sem deficiência, segundo indica análise feita pela Plano CDE. O estudo foi realizado com base nas edições da pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias”. 

O levantamento, feito em três etapas (maio, setembro e dezembro de 2021), foi encomendado por Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Datafolha, e conta com o apoio do Instituto Rodrigo Mendes (IRM). Na última fase do estudo, foram entrevistados 1.850 pais e/ou responsáveis, sendo 130 deles com crianças ou jovens com deficiência. 

Menino olha para a tela de um computador, na qual aparece uma mulher. Fim da descrição.

A pesquisa aponta que, na percepção de familiares ou responsáveis, crianças e jovens com deficiência apresentaram maior sensação de despreparo no que se refere ao aprendizado para o retorno às aulas presenciais (59%); como também possuem maior risco de abandono escolar (28%) em comparação aos colegas sem deficiência (19%). 

O estudo mostra que existe uma maior tendência de estudantes com deficiência não estarem frequentando a escola (21% contra 12% daqueles sem deficiência). E ainda, segundo familiares e/ou responsáveis, 13% de alunos e alunas com deficiência não tiveram nenhuma aula com recursos de acessibilidade ao longo da pandemia, sendo que 59% deles raramente ou nunca passaram pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também, de acordo com os resultados da pesquisa, houve maior oferta de apoio psicológico a estudantes com deficiência (44%) do que a sem deficiência (34%).  

“Os estudantes com deficiência foram os que menos acesso tiveram ao ensino remoto. Enfrentam agora enorme insegurança para voltar às aulas presenciais. Consequentemente, são vistos como o público mais propenso a abandonar a escola. Temos a responsabilidade de acolher essas crianças e adolescentes por meio de uma abordagem flexível, pautada por escuta e personalização de estratégias. Os professores do AEE exercem um papel imprescindível para que as equipes pedagógicas se sintam apoiadas no desafio de eliminar barreiras e promover acessibilidade. Nesse sentido, é notório que a parceria entre os profissionais das escolas e os familiares dos alunos representa um catalisador decisivo para que avancemos no processo de inclusão escolar”, destaca Rodrigo Hübner Mendes.


  

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