Notícias

Formação em educação inclusiva ministrada pelo IRM tem início no Piauí

Compartilhe nas redes sociais:

O ciclo formativo, que é fruto da parceria com o Instituto Unibanco, pretende ampliar o alcance de boas práticas de educação inclusiva das gestoras e dos gestores do estado

Entre os dias 28 e 29 de novembro, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) esteve em Teresina, no Piauí, para ministrar a formação “Gestão Inclusiva” dentro do Programa Jovem de Futuro (JF), iniciativa do Instituto Unibanco (IU). Esse foi o primeiro encontro presencial do percurso formativo, que vai até fevereiro de 2020.

A ideia da formação dialógica ministrada pelo IRM, que tem caráter teórico-prático, é ampliar o alcance de boas práticas de educação inclusiva, fornecendo conteúdos para a articulação das discussões e para a condução da construção de uma proposta de plano de formação em educação inclusiva a ser implementado na rede estadual de educação do Piauí. Dessa forma, o IRM começou a trabalhar os conteúdos com base na transversalização do tema da equidade, com foco na pessoa com deficiência, na construção de uma escola inclusiva.

Dezenas de pessoas sorridentes, em diferentes alturas, posam. Ao fundo mural com desenhos.

O Projeto prevê mais dois encontros formativos presenciais e dois virtuais, com o objetivo de promover discussões sobre temas da educação especial que potencializem ações desenvolvidas pelas gestoras e pelos gestores. Além disso, outro recurso formativo será o acompanhamento por meio de tutoria durante todo o processo de elaboração dos planos de formação. No último encontro presencial ocorrerá um colóquio em que serão apresentados os planos desenvolvidos.

“Este primeiro encontro presencial permitiu, para além de nos conhecermos pessoalmente – aspecto relevante na construção de vínculos e para a constituição de parcerias –, que nos aproximássemos, conectando nossos saberes que irão compor planos de formação mais ricos e efetivos, em relação à educação especial na perspectiva da educação inclusiva e de acordo com as especificidades locais”, afirma Virgínia Gonçalves, tutora da formação.


O JF é um programa do IU que, por meio de parceria com as secretarias estaduais de Educação, oferece diferentes instrumentos que dão suporte ao trabalho de gestão das escolas e das redes de ensino, como assessoria técnica, formações, análises de dados e o apoio de sistemas tecnológicos especialmente desenvolvidos para o Programa. Lançado em 2007, o JF foi estruturado com base na premissa de que uma gestão de qualidade, eficiente, participativa e orientada para resultados, com equidade, pode proporcionar impacto significativo no aprendizado dos estudantes.