Notícias

Em clima de Copa, Canal Futura exibe práticas de educação física inclusiva em escolas públicas

Compartilhe nas redes sociais:

Os 24 vídeos da coleção de práticas do projeto Portas abertas para a inclusão serão exibidos pela emissora, sendo um diferente a cada semana

A apenas algumas semanas para a Copa do Mundo de Futebol Rússia 2018, o Canal Futura já entrou no clima de um dos maiores eventos esportivos do planeta. A emissora começou a exibir, semanalmente, uma prática de educação física inclusiva adotada por uma das escolas públicas brasileiras participantes do projeto Portas abertas para a inclusão.

Um bom exemplo é o futebol de pano criado pela equipe de educadores da Escola Municipal Floriano Peixoto, do Rio de Janeiro (RJ). Sentados em cadeiras, os estudantes precisam conduzir a bola até o gol adversário, balançando um grande tecido de TNT com marcações de um campo de futebol. Também foi criada uma versão em que todos os participantes jogam em pé.

Em um pátio escolar, cerca de 15 alunos estão sentados em cadeiras, posicionadas de forma triangular em uma aula de educação física inclusiva. Os estudantes seguram com as duas mãos um grande pano verde, que simula um campo de futebol, incluindo as linhas de marcação. Eles sacodem o tecido para fazer uma bola azul, colocada sobre o pano, se movimentar.
Estudantes da escola Floriano Peixoto jogam o futebol de pano. Foto: Pat Albuquerque.

 

Portas abertas para a inclusão

Todos os vídeos mostram as atividades implantadas em diferentes partes do Brasil a partir da formação de educadores pelo Portas abertas para a inclusão. Em um cenário de preparação do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o projeto nasceu graças à parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Fundação FC Barcelona e o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) com o objetivo de promover a inclusão de meninos e meninas com deficiência na escola regular por meio de práticas esportivas seguras.

Entre 2012 e 2016, foram certificados 1.129 cursistas e mais de 91 mil estudantes foram impactados. “A educação física, quando inclusiva, atua como uma vigorosa ponte para aquilo que almejamos da escola: desafio, interação e aprendizagem com alegria”, explica Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do IRM.

Os 24 vídeos da coleção serão exibidos pelo Futura, sendo um diferente a cada semana. Todos possuem recursos de acessibilidade com audiodescrição, legenda e janela com tradução em Língua brasileira de sinais (Libras). Os vídeos também estão disponíveis em nosso canal no Youtube.

 

Um vídeo diferente por semana

Entre os episódios que já foram ao ar, destaque para a experiência da Escola Jesus Criança, de Cuiabá (MT). Instigados pelos professores, os estudantes repensaram a ginástica circense para que ninguém ficasse de fora da atividade. Outro vídeo já exibido pela emissora mostrou o projeto criado pela Escola Municipal dos Vinhedos, em Curitiba. Uma aula de educação física na perspectiva inclusiva permitiu que Pedro, um estudante com transtorno do espectro autista (TEA), participasse da atividade em grupo e interagisse com os demais colegas.

Confira abaixo a lista dos 12 primeiros episódios a serem exibidos pelo Futura.

Episódio Exibição
01: Belém – Miniatletismo 14.05.2018
02: Belo Horizonte – Bocha Inclusiva 21.05.2018
03: Cuiabá – Ginastica Circense 28.05.2018
04: Curitiba – Circuito motor e corrida 04.06.2018
05: Fortaleza – Capoeira e makulelê no recreio 11.06.2018
06: Maceió – Brincadeiras e práticas inclusivas 18.06.2018
07: Manaus – Circuito circense 25.06.2018
08: Natal – Jogos de tabuleiro 02.07.2018
09: Rio de Janeiro – Slackline e futebol de pano 09.07.2018
10: Salvador – Jogos sensoriais 16.07.2018
11: São Luís – Companhia de danças 23.07.2018
12: São Paulo – Circuito do brincar 30.07.2018