A formação de 2022 tem como objetivo principal orientar os cursistas a desenvolverem um material pedagógico acessível com tecnologia maker
No dia 17 de março aconteceu o primeiro encontro da formação Materiais pedagógicos acessíveis 2022. Educadores e gestores de secretarias de educação dos municípios de Águas Lindas de Goiás (GO), Ariquemes (RO), Candeias (BA), Quixeramobim (CE) e Rio Claro (SP) se reuniram remotamente. O curso é realizado pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.
Durante o encontro, Luiz Conceição, coordenador da área de formação do IRM, fez uma apresentação institucional. Já Regina Mercurio e Jéssica Vassaitis, mediadoras do IRM, falaram sobre o objetivo da formação e mostraram o vídeo da implementação do “Librando”, um dos materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos durante a edição 2021. Logo após, Lara e Guilherme, mediadores makers do MudaLab, fizeram uma breve apresentação dos projetos e ações realizadas pela instituição. O encontro seguiu com as orientações referentes ao processo formativo.
Representantes de cada município falaram sobre suas expectativas com relação à formação. Em seguida, as mediadoras propuseram a realização de uma dinâmica em grupo para construção de valores e combinados.
Serão mais onze encontros, a serem realizados inteiramente a distância, entre os meses de março e junho de 2022. Durante esse período, os cursistas de cada escola desenvolvem um projeto autoral no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, dentro da Plataforma de Formação EAD do IRM, e constroem um material pedagógico com tecnologia maker.
Conheça os municípios selecionados para a formação Materiais pedagógicos acessíveis 2022
Confira os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos em 2021 por educadoras e estudantes