Notícias

Instituto Rodrigo Mendes participa da Maratona UNICEF Samsung 

Compartilhe nas redes sociais:

Maratona incentiva a criação de aplicativos que possam ser usados por professores e estudantes em salas de aula, reunindo funcionalidade, criatividade, inovação e acessibilidade   

Este ano, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) participou como membro da banca avaliadora da Maratona UNICEF Samsung, que aconteceu entre os dias 19 e 28 de maio. Segundo a UNICEF, o objetivo da Maratona é promover o desenvolvimento de aplicativos para serem utilizados por professores e estudantes em salas de aula de escolas públicas, considerando as áreas de conhecimentos do Ensino Médio, previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas — e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de aspectos técnicos referentes à funcionalidade, usabilidade, criatividade, inovação e acessibilidade. 

Em fundo azul, há um conjunto de círculos e semicírculos envolvidos entre si. Entre eles, estão um globo, o símbolo de arroba, um celular, uma lâmpada, um computador e dois balões de chat.  Texto: maratona UNICEF Samsung. Tecnologias móveis nas escolas. Fim da descrição.

O IRM foi convidado para avaliar os aplicativos num contexto geral, considerando a acessibilidade como critério prioritário da avaliação.  Ao todo, foram analisados 19 aplicativos, que continham diversas características e contavam com diferentes recursos de acessibilidade, demonstrando uma evidente preocupação das equipes com esses aspectos.  Cada apresentação teve 30 minutos de duração, sendo 10 minutos para a apresentação da equipe e 20 minutos para os comentários dos avaliadores. Além do IRM, também participaram da banca, membros da UNICEF e Samsung, e dos parceiros técnicos CENPEC e SOFTEX.  

Em outubro de 2019, antes de integrar a banca examinadora, o IRM ministrou um webinário sobre acessibilidade de maneira geral e especificamente digital, visando contribuir para o desenvolvimento dos aplicativos exibidos nesta edição da Maratona UNICEF Samsung.