Notícias

Instituto Rodrigo Mendes integra projeto do Itaú Social que aponta diretrizes para gestores educacionais no enfrentamento dos desafios gerados pela Covid-19

Compartilhe nas redes sociais:

Materiais apoiam as redes de ensino municipais nos processos de gestão educacional diante do isolamento social e na retomada das atividades escolares, a partir de uma perspectiva inclusiva  

Itaú Social, contou com o apoio técnico do Instituto Rodrigo Mendes (IRM)Comunidade Educativa CEDACOficina Municipal, Quanta e TMC1 para a produção de ferramentas como vídeos, apresentações e planilhas, cujo objetivo é auxiliar as redes de ensino municipais nos processos de gestão educacional durante o distanciamento social e no retorno às aulas presenciais.

As principais temáticas abarcadas pelo projeto são: alimentação escolar, prestação de contas, gestão financeira e de pessoas, calendário letivo, transporte escolar, educação digital a distância, busca ativa escolar (estratégias apresentadas para combater a evasão e a exclusão escolar), educação especial na perspectiva inclusiva, e garantia das aprendizagens e enfrentamento à defasagem educacional.  

Ilustração de uma cidade arborizada. Texto. Como fazer uma gestão da educação adequada na pandemia? O Itaú Social produziu materiais para auxiliar nesse contexto. Conheça mais em: polo.org.br/educacao-na-pandemia. Fim da descrição.

Todos os materiais desenvolvidos podem ser acessados por educadores, estudantes, familiares, agentes escolares e agentes públicos no percurso formativo Educação na Pandemia no Polo. As propostas estão disponíveis em vídeos, slides, instrumentos e textos de apoio. 

Instituto Rodrigo Mendes colabora com elaboração de conteúdos para as redes municipais de ensino 

O IRM contribuiu com o desenvolvimento de conteúdos formativos para uso livre de todas as redes de educação, focados em três públicos: dirigentes municipais; equipes de iniciativas de colaboração intermunicipal (arranjos, consórcios e arranjos de desenvolvimento da educação); e os dirigentes estaduais em regime de colaboração estado-município. São sugestões e atividades para a continuidade do processo educativo durante e pós-pandemia, pensadas de forma eficiente e inclusiva, buscando garantir a equidade no processo de aprendizagem de todas e todos os estudantes. 

Os temas apresentados estão relacionados a instrumentos práticos para elaboração de diagnósticos, planejamento pedagógico e curadoria de conteúdos que apoiem o trabalho das redes. 


Para saber mais 

 Tatiana Bello, Gerente de Implementação do Itaú Social, apresenta o novo percurso formativo do Polo, Educação na Pandemia. 

Assista ao vídeo sobre os materiais organizados pelo Itaú Social para apoiar a gestão da educação durante a pandemia do novo coronavírus.