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Instituto Rodrigo Mendes promove encontro focado em Políticas Públicas

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Cerca de 20 profissionais da educação dos municípios de Nova Odessa, São Caetano do Sul e Cotia participam de encontro do DIVERSA presencial monitoramento

No dia 28 de junho, sexta-feira, aconteceu o primeiro encontro presencial com os três municípios que participam da modalidade de monitoramento do DIVERSA presencial. No encontro estavam presentes os mediadores do projeto, gestores, educadoras e educadores das Secretarias de Educação dos municípios de Nova Odessa, São Caetano do Sul e Cotia, todos localizados no estado de São Paulo.

Durante o encontro, Liliane Garcez, Gerente de Programas do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), fez uma fala sobre Políticas Públicas e em seguida os participantes dividiram os processos, andamentos, dificuldades, ganhos e expectativas do trabalho que tem sido feito nas formações que desenvolveram nos municípios. O bate-papo entre os profissionais das cidades e a equipe de formação do IRM foi marcado por muitas trocas de experiência, diálogo e reflexão.

Para Patrícia David, formadora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação (CECAPE) de São Caetano do Sul, os encontros do DIVERSA presencial monitoramento são muito importantes para o diálogo entre diferentes cidades, o que auxilia no trabalho direto com as escolas de cada região e, consequentemente, com seus impactos. “Eu sinto que as mudanças em São Caetano do Sul já começaram e são principalmente mudanças de postura e atitude que alteram o cotidiano de cada escola. E é bom porque pensar a educação de qualidade para todos, sem deixar ninguém para trás, cutuca os modelos educacionais tradicionais que não atingem cada estudante”.

Adelino Nery da Silva, coordenador pedagógico de Nova Odessa, crê que o DIVERSA presencial colabora para a humanização da educação: “O projeto traz uma mudança de olhar em relação à criança, a gente passa a enxergá-la como um sujeito de direitos. É importante que a educação comum e a educação especial não andem separadas; é essencial que caminhem juntas, porque só assim existe educação de qualidade para todos”.


O DIVERSA presencial oferece formação em serviço para profissionais envolvidos com o processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial em escolas comuns. Por meio de parcerias com secretarias municipais de educação tem como objetivo contribuir na ampliação de conhecimentos sobre a educação inclusiva, a partir de situações reais e desafiadoras escolhidas pelos próprios participantes.

Como uma segunda etapa desse percurso formativo é feito o convite para o DIVERSA presencial monitoramento cujo objetivo específico é oferecer apoio por meio de ações presenciais e remotas para o desenvolvimento de formações locais baseadas na replicação da metodologia de acordo com cada contexto.