Notícias

IRM e Vindas Educação Internacional promovem intercâmbio sobre educação inclusiva entre Brasil e Portugal

Compartilhe nas redes sociais:

Troca de experiências e possibilidades para efetivar a educação inclusiva são o tema principal de evento que ocorre de 26 a 30 de novembro em Lisboa, Portugal

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e o Vindas Educação Internacional firmaram parceria para promover o Intercâmbio de experiências sobre educação inclusiva entre Brasil e Portugal. A iniciativa reúne um grupo com cerca de 30 especialistas dos dois países, em Lisboa, entre os dias 26 e 30 de novembro e a programação conta um simpósio e visitas técnicas a instituições para conhecer casos portugueses de boas práticas. O programa conta com o apoio do Centro de Investigação Interdisciplinar em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona (CeiED), da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), do Instituto Alana, do Instituto Unibanco, da LATAM e da Universidade Lusófona.  

O intercâmbio tem por objetivo promover a integração entre as instituições participantes e o compartilhamento de experiências exitosas voltadas para a educação inclusiva. A expectativa é que, por meio da partilha e escuta, os participantes identifiquem ações em que possam cooperar mutuamente. O país português tem ganhado destaque internacional e reconhecimento como referência por suas práticas de educação inclusiva.  

 “Demos um primeiro passo de um promissor projeto que tem a ambição de promover a cooperação entre Brasil e Portugal sobre a concepção inclusiva de ensino. Temos muito a construir juntos para que o desafio da desejada escola para todos seja endereçado com ações decorrentes de experiências consistentes, que nos indicam percursos para a efetivação desse nosso ideal”, destacou Rodrigo Hübner Mendes, fundador e superintendente do IRM. 

Ao celebrar o encontro, Luzia Mara Silva Lima-Rodrigues, CEO do Vindas Educação Internacional e membro do CeiED, destacou “ser grande a satisfação de promover esse encontro entre pessoas e instituições comprometidas com os direitos humanos. Temos certeza de que esse intercâmbio de experiências aproximará ainda mais Brasil e Portugal, em prol de uma educação mais equitativa, inclusiva e geradora de maior justiça social”. 

Durante o intercâmbio, as práticas e discussões terão três eixos norteadores: a experiência portuguesa na ressignificação da atuação de entidades especializadas (antigas escolas especiais); a relevância do modelo de educação em tempo integral para a garantia do acesso, permanência e qualidade do ensino; e exemplos bem-sucedidos da gestão pública de promoção da inclusão na Educação. 

Um grupo de 30 pessoas composto por homens e mulheres diversos, de diferentes raças e idades, posam para a foto. À direita e ao fundo, o banner com a identidade visual do Intercâmbio de experiências em educação inclusiva entre Brasil e Portugal. Fim da descrição.
Especialistas em educação inclusiva de diferentes organizações do Brasil e de Portugal se reúnem em Lisboa para intercâmbio

Simpósio “Políticas e práticas de educação inclusiva: Brasil e Portugal em diálogo” 

A primeira atividade do intercâmbio é o simpósio “Políticas e práticas de educação inclusiva: Brasil e Portugal em diálogo”, no dia 27 de novembro, na Universidade Lusófona. Com programação intensa, o evento conta com três conferências, uma mesa-redonda e três apresentações de iniciativas locais. 

David Rodrigues, diretor científico do Vindas e Conselheiro Nacional de Educação de Portugal, abre o evento com a conferência “A organização do sistema educativo português e a política nacional de educação inclusiva”.  

Na sequência, Luzia Lima-Rodrigues, CEO do Vindas e membro do CeiED, apresenta o tema: “Formar professores para a Inclusão em Portugal”. Rodrigo participa da mesa-redonda “Políticas públicas de educação inclusiva: Brasil e Portugal em diálogo”, com Décio Nascimento Guimarães, Diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (DIPEPI/SECADI/MEC), que participou por videoconferência, e Pedro Cunha, diretor-geral de Educação do Ministério da Educação português.  

António Teodoro, diretor do Instituto de Educação e coordenador científico do CeiED, faz a terceira conferência com o tema “Brasil e Portugal sob o olhar da Educação Comparada”. 

Para encerrar, o evento conta com a apresentação de três iniciativas portuguesas: o Centro de Recursos para a Inclusão de Lisboa (CRI), a Associação Bengala Mágica e a Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.  

David Rodrigues afirmou que as intervenções ao longo do dia promoveram reflexões e muita troca entre os participantes. “As apresentações deixaram claro quais são as alavancas que temos que acionar para desenvolver a inclusão, pois precisamos de forças que multipliquem os nossos esforços para conseguirmos tornar as escolas e as sociedades em lugares dignos e humanos e que sejam, sobretudo, lugares éticos de justiça social”, enfatizou. 

Boas práticas em Portugal 

Nos dias 28 e 29 de novembro, os participantes do Intercâmbio de Experiências visitarão instituições educacionais de três municípios localizados nos arredores de Lisboa para conhecer suas boas práticas em educação inclusiva. Além de conversar com os gestores das escolas, a comitiva também se reunirá com representantes da pasta de Educação das municipalidades.  

Entre as os projetos que serão visitados estão: 

  • Projeto pedagógico do agrupamento de escolas da Boa Água, no município de Sesimbra, com representantes do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) e da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI). 
  • Centro de Arte Contemporânea Casa da Cerca, com representantes da Educação na Câmara Municipal de Almada – Cidade Educadora. 
  • Projeto pedagógico do agrupamento de escolas de Carcavelos, no município de Cascais, com representantes do CRI, da EMAEI e de mães de alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. 
  • Projeto pedagógico do agrupamento de escolas de Queluz-Belas, no município de Sintra, com a liderança do projeto Sintra Inclui e com representantes da Associação Pais em Rede. 

A curadoria das instituições para o roteiro de visitas foi feita pela equipe do Vindas Educação Internacional, que é liderado por David Rodrigues e Luzia Lima-Rodrigues, ambos professores universitários, conferencistas e autores reconhecidos internacionalmente na área da inclusão e da inovação educacional.  


Leia também:   

DIVERSA: Um olhar sobre a educação inclusiva em Portugal  

Confira como foi a 2ª edição do Seminário Educação Integral em Debate