Notícias

IRM e FVW recebem municípios para assinatura de parceria no DIVERSA presencial

Compartilhe nas redes sociais:

Cerimônia do DIVERSA presencial contou com a presença de educadoras, representantes e secretários de educação de 8 municípios de São Paulo

Grupo de pessoas posa para foto em uma sala. No fundo, dois telões.
Representantes dos municípios em cerimônia de assinatura do documento de parceria. Foto: Fundação Volkswagen; Maíra Bandelli.

Na última quinta-feira (04/04), representantes dos municípios de Cotia, Nova Odessa, São Caetano do Sul, Taubaté, São Roque, Santa Branca, Guarujá e Suzano estiveram presentes em auditório da Fundação Volkswagen (FVW) para assinatura de termo de parceria do projeto DIVERSA presencial e monitoramento 2019.

O evento começou com a fala de representantes da FVW, Vitor Neia e Sheila Viana,  que introduziram as características do projeto e parabenizaram todos os presentes. Em seguida, Liliane Garcez, gerente de programas do Instituto Rodrigo Mendes (IRM), apresentou as premissas e missão do instituto e fez uma breve explanação sobre conceitos centrais da educação inclusiva.

Ela falou sobre o cenário, ainda atual, de exclusão das pessoas com deficiência das escolas comuns, além de questões relacionadas à Declaração universal dos direitos humanos, sobre o uso de nomenclaturas corretas na referência às pessoas com alguma deficiência, e finalizou com uma explicação sobre a dinâmica da formação DIVERSA presencial.

Após a exibição do vídeo institucional do DIVERSA presencial 2018, o evento seguiu com as falas dos secretários ou representantes de cada um dos 8 municípios presentes. O secretário adjunto de educação do município de Guarujá, João José de Oliveira Pecchiore, relatou que “o município está feliz de participar da formação e ter a oportunidade de atingir tanto o professor do AEE, como o professor da sala de aula comum”. Ele reiterou que o objetivo é que a perspectiva da educação inclusiva faça realmente parte das políticas da rede.

“A educação inclusiva é um tema que, às vezes, temos medo de abordar, mas essa é uma oportunidade de discutirmos profundamente o tema com educadoras do município na prática”, disse o Diretor do Departamento de Educação e Cultura de São Roque, Leodir Francisco Ribeiro. Já o secretário de educação de Taubaté, Cláudio Teixeira Brazão, relatou que “parcerias como essas são importantes tanto para a modificação, como para aumentar o impacto na educação em nosso município”.

O evento se encerrou depois de todos os representantes assinarem o documento de formalização da parceria para a realização dos encontros formativos que começam no dia 09/04.