O objetivo do Núcleo de Pesquisa e Tecnologias é produzir conhecimento de qualidade no campo da educação e oferecer recursos tecnológicos que viabilizem a prática inclusiva nas salas de aula
O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) inaugura Núcleo de Pesquisa e Tecnologias com a finalidade de produzir conhecimento na área da educação, oferecer recursos tecnológicos que facilitem a prática inclusiva nas salas de aula, disseminar o uso da tecnologia como meio para eliminação de barreiras em larga escala e construir uma rede internacional de colaboração em tecnologia para educação inclusiva. Essa iniciativa surgiu da percepção de uma lacuna global por projetos que mapeiam e reúnem inovações na área.
Duas pesquisas já estão em andamento, sendo uma delas sobre “Salas de recursos multifuncionais”, realizada em parceria com a Fundação FEAC. O objetivo dessa frente é incidir na política pública de Educação Especial do estado de São Paulo, a partir da estruturação de requisitos mínimos para o desenvolvimento de salas de recursos multifuncionais adequadas à perspectiva inclusiva.
O caminho metodológico desse estudo contempla revisão bibliográfica sobre salas de recursos, análise quantitativa e pesquisa qualitativa in loco, a ser realizada em Campinas (SP). Ao final, será elaborado um desenho modelo de sala de recursos multifuncional, alinhado a uma perspectiva inclusiva, de modo que ele seja exemplo para gestores públicos, educadores e gestores escolares.
A outra pesquisa em curso é “Tecnologias digitais aplicadas à Educação Inclusiva: Fortalecendo o Desenho Universal para Aprendizagem”, em parceria com o Instituto Unibanco. Sua finalidade é desenvolver um retrato global sobre o panorama atual das tecnologias educacionais digitais que têm potencial para favorecer a inclusão escolar de todos os estudantes.
Entre as estratégias e os métodos utilizados estão: revisão bibliográfica, linha do tempo, mapeamento do cenário atual do uso das tecnologias para educação, elaboração de estudos de casos descritivos.
O Instituto Rodrigo Mendes segue buscando novos caminhos para produzir conhecimento de qualidade em educação inclusiva.
Confira outros conteúdos relacionados:
Protocolos sobre Educação Inclusiva durante a pandemia da covid-19