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Instituto Rodrigo Mendes lança Núcleo de Pesquisa e Tecnologias

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O objetivo do Núcleo de Pesquisa e Tecnologias é produzir conhecimento de qualidade no campo da educação e oferecer recursos tecnológicos que viabilizem a prática inclusiva nas salas de aula 

Instituto Rodrigo Mendes (IRM) inaugura Núcleo de Pesquisa e Tecnologias com a finalidade de produzir conhecimento na área da  educação, oferecer recursos tecnológicos que facilitem a prática inclusiva nas salas de aula, disseminar o uso da tecnologia como meio para eliminação de barreiras em larga escala e construir uma rede  internacional de colaboração em tecnologia para educação inclusiva. Essa iniciativa surgiu da percepção de uma lacuna global por projetos que mapeiam e reúnem inovações na área. 

Estudantes, sentados em carteiras, em sala de informática. Fim da descrição.

Duas pesquisas já estão em andamento, sendo uma delas sobre “Salas de recursos multifuncionais”, realizada em parceria com a Fundação FEAC. O objetivo dessa frente é incidir na política pública de Educação Especial do  estado de São Paulo, a partir da estruturação de requisitos mínimos para o desenvolvimento de salas de recursos multifuncionais adequadas à perspectiva inclusiva. 

O caminho metodológico desse estudo contempla revisão bibliográfica sobre salas de recursos, análise quantitativa e pesquisa qualitativa in loco, a ser realizada em Campinas (SP). Ao final, será elaborado um desenho  modelo de sala de recursos multifuncional, alinhado a uma perspectiva inclusiva, de modo que ele seja exemplo para gestores públicos, educadores e gestores escolares. 

A outra pesquisa em curso é “Tecnologias digitais aplicadas à Educação Inclusiva: Fortalecendo o Desenho Universal para Aprendizagem”, em parceria com o Instituto Unibanco. Sua finalidade é desenvolver um retrato global sobre o panorama atual das tecnologias educacionais digitais que têm potencial para favorecer a inclusão escolar de todos os estudantes. 

Entre as estratégias e os métodos utilizados estão: revisão bibliográfica,  linha do tempo, mapeamento do cenário atual do uso das tecnologias para educação, elaboração de estudos de casos descritivos. 

O Instituto Rodrigo Mendes segue buscando novos caminhos para produzir conhecimento de qualidade em educação inclusiva. 


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