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IRM apoia Movimento Pela Base na criação de material de apoio a professores

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O objetivo do material é munir educadores com material de qualidade durante planejamento pedagógico e que as fichas sejam consultadas ao longo do ano letivo para apoiar a recomposição das aprendizagens focais no Ensino Fundamental, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática 

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) integrou junto com o Movimento pela Base, a Associação Nova Escola, e o Instituto Reúna a elaboração do “Material de apoio ao professor para recomposição das aprendizagens dos estudantes”, que reúne 132 fichas de planejamento para educadoras e educadores, organizadas por ano – do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e trabalham as habilidades essenciais de Matemática e Língua Portuguesa.  

O objetivo do documento é auxiliar as professoras e professores no planejamento das aulas, uma vez que ao retomar as atividades presenciais após dois anos de escolas fechadas em virtude da pandemia da covid-19, esses profissionais têm se deparado com o desafio de retomar o processo de ensino, adotando novos recursos para apoiar os estudantes a recompor as aprendizagens. 

As fichas foram elaboradas com referências dos seguintes materiais: Mapas de Foco (material produzido pelo Instituto Reúna em parceria com o Itaú Social), Avalia e Aprende (elaborado pelo Instituto Reúna) e Planos de Aula (da Nova Escola) e são organizadas por ano, entre o 1º e o 9º ano do Ensino Fundamental.  

São 36 fichas de Língua Portuguesa, definidas a partir dos campos de atuação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Vida cotidiana, Artístico/literário, Estudo e pesquisa, Vida Pública e Jornalístico Midiático).  

Já as 96 fichas de Matemática agrupam as habilidades focais a partir de unidades temáticas previstas na BNCC (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Probabilidade e Estatística).  

Trata-se de um material que dialoga, tanto na forma como está organizado quanto no conteúdo, com instrumentos cotidianos do professor, especialmente com os planos de aula, que definem de forma explícita o que se espera que os estudantes aprendam, bem como as estratégias e os recursos didáticos utilizados nas salas de aulas.  

É importante reforçar que sejam organizados planos que considerem a diversidade e a singularidade de cada grupo de estudantes, priorizando a acessibilidade para viabilizar o aprendizado de estudantes com deficiência na classe comum. 

O IRM apoia esse material pois entende que iniciativas como a do Movimento Pela Base, ao reunir outras instituições ligadas à educação para a criação e disponibilização dessas fichas a todos os educadores interessados, são fundamentais para mitigar as desigualdades em relação à aprendizagem que foram ainda mais acentuadas após o período de aulas remotas.

Card laranja com texto em letras brancas "IRM apoia Movimento Pela Base na criação de material de apoio a professores. Acesse a notícia: rm.org.br/irm_apoia_elaboracao_de_material". Logotipo IRM. Fim da descrição.