Com a presença de 36 cursistas das cinco regiões do Brasil, a formação tem como objetivo principal o desenvolvimento de um Material Pedagógico Acessível (MPA) com tecnologia
No dia 01 de abril, aconteceu o primeiro encontro da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA) 2021. Educadores e gestores de secretarias de educação dos municípios de Cabrobó (PE), Caçador (SC), Maracanaú (CE), Rialma (GO), Santarém (PA), Três Corações (MG) e Vila Propício (GO) se reuniram remotamente. A formação é realizada pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e pelo MudaLab, com a parceria do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.
Durante o encontro, o coordenador da área de formação do IRM, Luiz Conceição, fez uma apresentação institucional, abordando as metas e os pilares da organização. Já as mediadoras do IRM, Regina Mercurio e Cecília Barreto, falaram sobre o objetivo da formação e mostraram o vídeo “Jogo da Memória”, um dos materiais desenvolvidos durante a formação MPA 2020. Logo após, Lara e Guilherme, mediadores makers do MudaLab, fizeram uma breve apresentação dos projetos e ações realizados pela instituição. O encontro seguiu com as orientações referentes ao processo formativo.
Representantes de cada município se apresentaram e falaram sobre suas expectativas com relação à formação. Em seguida, as mediadoras propuseram a realização de uma dinâmica em grupo para construção coletiva de painéis.
O evento se encerrou de forma descontraída e com diálogos de altíssima qualidade.
Serão mais 11 encontros a serem realizados inteiramente a distância, entre os meses de abril e agosto de 2021. Durante esse período, os cursistas desenvolvem um projeto autoral por escola no Ambiente Virtual de Aprendizado do curso e constroem um Material Pedagógico Acessível (MPA) com tecnologia.
Confira mais notícias sobre o MPA:
Confira os municípios selecionados para a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2021
Confira três Materiais Pedagógicos Acessíveis inéditos desenvolvidos durante a pandemia