O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) firma parceria com o Instituto FAR para a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA), realizada conjuntamente com o MudaLab e que conta com o patrocínio do Instituto Ambikira, além do apoio institucional de Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Instituto Mattos Filho.
O Instituto FAR optou ser um dos patrocinadores da formação, porque acredita no desenvolvimento humanitário por meio de projetos voltados à educação.
“Educação é o transformar da nossa causa aqui no Instituto FAR. É o legado que queremos deixar para o futuro de crianças e jovens. Queremos ajudá-los a abrir seus horizontes e enxergar que são protagonistas de suas vidas e do mundo que queremos ver. E é por meio de parcerias como essa, com o Instituto Rodrigo Mendes, que conseguimos gerar sinergia e fortalecer a luta pela causa que compartilhamos: educação”, comenta Monique Cesila, gerente de Programas Sociais do Instituto FAR.
“O IRM trabalha para que todas as crianças com deficiência estudem na escola comum e tenham a oportunidade de alcançar o seu melhor como seres humanos. O Instituto FAR opera para que a educação transforme pessoas, fazendo com que elas sejam protagonistas das suas próprias histórias. Estamos muito contentes com essa parceria, pois vamos trabalhar juntos para realizar o sonho de um mundo mais justo, diverso e inclusivo”, diz Lucas Silva, coordenador de Relacionamento com Parceiros do IRM.
Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis
O MPA é uma formação em serviço para escolas da rede pública, cujo objetivo é contribuir para a construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem de todas as alunas e alunos.
Os grupos selecionados para participar da formação são compostos pela professora ou professor da sala de aula comum, pela gestora ou gestor escolar e pela ou pelo profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Cada rede de ensino deve construir um material pedagógico acessível, com o uso de tecnologia, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
Desde 2020, a formação ocorre remotamente e, pelo segundo ano consecutivo, contou a participação de escolas de diferentes regiões do Brasil. Os municípios selecionados para a edição de 2022 foram: Águas Lindas de Goiás (GO), Ariquemes (RO), Candeias (BA), Quixeramobim (CE) e Rio Claro (SP).
Formação Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022 recebe Instituto Favela da Paz
Confira os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos em 2021 por educadoras e estudantes