Notícias

IRM participa de documento para candidatas e candidatos às Eleições 2022

Compartilhe nas redes sociais:

“Plano Inclusão 2022”, produzido pela Rede-In, apresenta propostas para vida independente, inclusão na comunidade e participação política das pessoas com deficiência

Conteúdo atualizado em 02/09/2022 

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM) integra diversas redes sociais na luta pelos direitos humanos e das pessoas com deficiência. A Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In), composta por 18 entidades da sociedade civil e/ou coletivos vinculados à defesa da pessoa com deficiência, é uma delas.  

A Rede-In colabora para o cumprimento efetivo da legislação brasileira, em especial a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI). Reconhece, portanto, a autonomia, a independência e a capacidade jurídica das pessoas com deficiência, em igualdade de condições com os demais indivíduos da sociedade. 

Nesse sentido, foi elaborado o “Plano Inclusão 2022”, documento que apresenta propostas a serem incorporadas aos programas de governo das próximas gestões com as principais e mais urgentes demandas dessa população em relação à vida independente, inclusão na comunidade e participação política das pessoas com deficiência. Estes direitos, se assegurados, são benéficos para o desenvolvimento de todo o país. Todos os dirigentes e membros de partidos políticos, assim como suas candidatas e seus candidatos e a sociedade em geral, estão convidados a acessar o material, disponível no site da Rede-In em duas versões: “Plano Inclusão 2022 – Sumário Executivo” e “Plano Inclusão 2022 – Completo”. 

Em fundo preto, pictogramas de pessoas com diferentes tipos de deficiência. Fim da descrição.
Katie Rainbow. Fonte: Pexels.

“O grupo social das pessoas com deficiência é com frequência invisibilizado e esquecido pelos representantes, porém essas pessoas são uma parcela bastante relevante da população – e têm direitos políticos e ao voto. As crianças e jovens com deficiência, por exemplo, devem ter seu direito à educação inclusiva garantido, e isso não pode estar suscetível aos desejos de cada candidato. Mobilizar o movimento social para buscar esses direitos é o passo inicial para avançarmos”, afirma Luiza Corrêa, coordenadora de advocacy do IRM. 

Também foi aberta uma petição online para dar visibilidade ao “Plano Inclusão 2022”, que pode ser assinada e compartilhada.

Evento de lançamento

No dia 05 de setembro, às 17h (Brasília), o documento será lançado em evento remoto. A transmissão contará com recursos de acessibilidade, como Libras, legenda em tempo real e audiodescrição, e poderá ser acompanhada no canal do Youtube da Rede-In

Os participantes serão: Luciana Viegas, do Movimento Vidas Negras com Deficiência Importam; Sérgio Caribé, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência – Ampid; Ronie Vitorino Novais, do Instituto Jô Clemente; Rodrigo Hübner Mendes, do Instituto Rodrigo Mendes; Juliana Bolshaw, do Instituto JNG; Marco Pellegrini, da Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais; Izabel Maior; e Roberto Leite, do Visibilidade Cegos Brasil.


IRM e Todos pela Educação lançam “Recomendações de Políticas de Educação Inclusiva para Governos Estaduais e Federal”