Notícias

Portal DIVERSA lança conteúdos inéditos sobre os materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por educadores da Baixada Santista (SP)

Compartilhe nas redes sociais:

Os materiais são fruto da formação realizada em 2019, que certificou 25 cursistas e impactou mais de 430 estudantes de 10 escolas da região

portal DIVERSA lançará, a partir do dia 4 de maio, quatro novos materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por educadores dos municípios de Santos, Cubatão e Guarujá, todos no estado de São Paulo, em 2019. Durante a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA), projeto do Instituto Rodrigo Mendes e do MudaLab, com patrocínio da Fundação Lemann, Abadhs e Instituto Península, foram confeccionados dez materiais. O MPA envolveu diretamente 25 educadores de 10 escolas e cerca de 430 estudantes dessas regiões.

Os materiais, que exploram diferentes recursos de acessibilidade, são compostos por textos de apresentação com interlocução com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenho universal para a aprendizagem (DUA); tutoriais em vídeo e texto; relatos de experiência e vídeos de aplicação nas escolas. Materiais pedagógicos acessíveis são recursos desenvolvidos por educadores, para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em turmas compostas por estudantes com e sem deficiência. 

Confira mais detalhes dos materiais pedagógicos acessíveis, que serão divulgados semanalmente pelo portal DIVERSA:  

Arizinho: O robozinho, desenvolvido por educadoras da Escola Municipal (EM) Vereador Ary da Silva Souza, no Guarujá (SP), tem como objetivo auxiliar os estudantes com e sem deficiência a realizarem uma das operações matemáticas, a soma. 

Fogão musical: O material, confeccionado por educadoras da Unidade Municipal Escolar (UME) Almerinda Monteiro de Carvalho, em Cubatão (SP), foi idealizado para colaborar com o ensino do ritmo, musicalidade, rima e alimentação saudável. 

Caminho sustentável: Construído por educadoras da UME Cidade de Santos, em Santos (SP), o material apoia os estudantes no aprendizado da separação do lixo, coleta seletiva, sustentabilidade e reciclagem.  

Cartola mágica: Idealizado por educadores da EM Angelina Daige, também no Guarujá (SP), o material foi idealizado para auxiliar a turma no aprendizado de narrativas e contação de histórias, além de colaborar com a interação e a comunicação efetiva de cada estudante.  

Não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar os conteúdos semanais inéditos! Os vídeos serão lançados no canal do Youtube do IRM, e os textos de apresentação de cada material estarão no DIVERSA


Confira aqui os dez materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos durante a formação oferecida para os educadores da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Itaquera, São Paulo (SP), também em 2019.