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IRM e Zero Project criam rede internacional pela educação inclusiva

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A rede é formada por especialistas de todo o mundo e tem como propósito nortear como o uso das tecnologias digitais pode contribuir para o acesso à educação 

O Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com o Zero Project, fundou a “International Community on Inclusive Education”, uma rede internacional em prol da educação inclusiva. Essa iniciativa conta com especialistas de diversos países e tem como propósito referendar como os novos recursos e tecnologias educacionais digitais podem melhorar a inclusão de estudantes com deficiência nas escolas comuns. 

O objetivo inicial dessa rede é superar a resistência social em relação a: (I) incluir estudantes com deficiência nas escolas comuns; (II) usar tecnologias inovadoras como recursos educacionais; (III) apoiar educadores no planejamento de suas aulas com base nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA); (IV) estimular o desenvolvimento de recursos digitais com acessibilidade; e (V) medir os impactos do uso de recursos digitais na aprendizagem

A comunidade tem a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência como premissa, a utilizando para alinhar os conceitos de educação inclusiva. Neste primeiro ano da rede, os participantes irão compartilhar soluções tecnológicas que, na prática, apoiam a educação e relatar exemplos de boas práticas que permitem a estudantes participar da escola comum. Com isso, serão construídos relatos de experiência para o portal DIVERSA. Pretende-se, com isso, construir um diagnóstico sobre motivos e barreiras semelhantes em diferentes contextos de resistência, e explorar maneiras de se conectar com plataformas de aprendizagem existentes e comunidade de práticas. 

A rede internacional foi lançada na Conferência anual do Zero Project, no primeiro trimestre de 2022. O lançamento contou com a participação de Rodrigo Hübner Mendes, CEO e fundador do IRM (Brasil); Ernst Starhemberg, assistente de projetos do Zero Project (Áustria); Bil Wilmot, especialista em implementação de Desenho Universal para a Aprendizagem na Cast (Estados Unidos); Cláudia Werneck, fundadora da Escola de Gente (Brasil); e Dianne Chambers, coordenadora de educação especial e inclusiva da Notre Dame University (Austrália). A transmissão contou com recursos de acessibilidade, como Língua de Sinais Internacional (ISL) e Libras, audiodescrição e legenda em inglês.  

Assista à gravação do lançamento da rede (conteúdo em inglês).  

“Queremos apoiar professores, diretores de escolas, agentes públicos e outros especialistas em termos de como dar o próximo passo, em cada país ou região, em relação à construção de sistemas de educação inclusiva por meio do uso de tecnologias digitais.”, comentou Rodrigo Hübner Mendes ao falar sobre o objetivo da rede internacional em evento de lançamento. 

“Nosso desejo é criar uma comunidade de líderes em tipos específicos de inovação, e conectá-los com parceiros que possam investir em seu trabalho. Também queremos investir na troca de conhecimento e demonstrar boas práticas internacionais”, completou Ernst Starhemberg.

Evento de lançamento online da rede internacional pela educação inclusiva. Os participantes aparecem em sete telas divididas. Abaixo dessas telas está a legenda, descrita em uma barra preta. Acima das telas, texto: “Digital educational ressources in inclusion.” Abaixo das telas, do lado direito, logotipo do Instituto Rodrigo Mendes. Fim da descrição.

Membros da rede

● Sumita Kunashakaran: gerente de relações com a sociedade civil do Zero Project (Áustria).  

● Rodrigo Hübner Mendes: CEO e fundador do Instituto Rodrigo Mendes (Brasil). 

● Luiza Corrêa: coordenadora de advocacy do Instituto Rodrigo Mendes (Brasil). 

● Karolyne Ferreira: analista de advocacy do Instituto Rodrigo Mendes (Brasil). 

● Alan Pereira: analista de programas e projetos da Escola de Gente (Brasil).  

● Bil Wilmot: especialista em implementação de Desenho Universal para a Aprendizagem na Cast (Estados Unidos). 

● Cláudia Werneck: fundadora da Escola de Gente (Brasil).    

Dianne Chambers: coordenadora de educação especial e inclusiva da Notre Dame University (Austrália). Também tem um projeto sobre o tema na Malásia. 

● Federica Settimi: gerente do programa de educação inclusiva da Inclusion International (Estados Unidos). 

● Fengming Cui: diretor do programa de pessoas com deficiência da China, na Harvard Law School (Estados Unidos). 

● Paul Isaris: engenheiro de software e diretor de projetos da Science for You (Grécia). 

● Robert Palmquist: proprietário da SpeechGear (Estados Unidos). 

Novos encontros

Os próximos encontros da “International Community on Inclusive Education” serão nos dias 09/06, 08/09 e 10/11. 


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