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Retrospectiva: as principais iniciativas desenvolvidas pelo IRM ao longo de 2022

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O Instituto Rodrigo Mendes tem como missão proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes com deficiência nas escolas comuns 

A missão do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) é proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes com deficiência nas escolas comuns e, para isso, desenvolve projetos focados em três pilares: produção de conhecimento, formação de professores e advocacy, buscando apresentar estratégias para a efetivação de uma educação inclusiva. Aprender em um ambiente diverso e heterogêneo possibilita às pessoas a chance de alcançarem o seu melhor. O IRM acredita que o mundo melhora quando a escola inclui todos.   

Relembre, a seguir, as principais iniciativas desenvolvidas pelo IRM durante o ano de 2022, visando uma educação inclusiva de qualidade a todas e todos nas escolas comuns. 

Produção de conhecimento

Novo DIVERSA: o Portal DIVERSA passa a ter um novo design para garantir mais acessibilidade, rapidez e praticidade, com foco na melhoria da usabilidade e da navegabilidade dos usuários. Além do vasto acervo de referências em educação inclusiva, a nova plataforma também disponibiliza uma novidade para gestores de políticas públicas, legisladores e outros profissionais comprometidos com a educação inclusiva: o Painel de Indicadores da Educação Especial

Painel de Indicadores da Educação Especial: o Painel de Indicadores da Educação Especial tem o objetivo de instrumentalizar gestores na criação de políticas públicas baseadas em dados e evidências. Também visa favorecer ações de advocacy e ser fonte de referências para profissionais comprometidos com a educação inclusiva. A ferramenta é on-line, gratuita e está disponível no Portal DIVERSA.  A ideia da ferramenta é facilitar o acesso a dados seguros e de qualidade sobre a educação de pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ ou com altas habilidades/ superdotação.  Os dados foram categorizados em três grandes grupos: estudantes, professores e escolas. O painel é uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, em parceria com o Instituto Unibanco e o apoio do Todos pela Educação, do Centro Lemann de Sobral e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 

Formação

Materiais Pedagógicos Acessíveis 2022: os municípios selecionados para participar da edição de 2022 da formação Materiais Pedagógicos Acessíveis foram:  Águas Lindas de Goiás (GO), Ariquemes (RO), Candeias (BA), Quixeramobim (CE) e Rio Claro (SP).  A iniciativa, que contou com o patrocínio do Instituto Ambikira e do Instituto FAR, é realizada pelo IRM, conjuntamente com o MudaLab. Trata-se de uma formação em serviço para escolas da rede pública, com o objetivo de contribuir para a construção de materiais pedagógicos acessíveis que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem de todas e todos os estudantes. Os grupos selecionados para participar da formação são compostos pela professora ou professor da sala de aula comum, pela gestora ou gestor escolar e pela ou pelo profissional do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Cada rede de ensino deve construir um material pedagógico acessível, com o uso de tecnologia, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Desde 2020, a formação ocorre remotamente e, pelo segundo ano consecutivo, contou com a participação de escolas de diferentes regiões do Brasil.  

Trabalho colaborativo: o Instituto Rodrigo Mendes, com a parceria da Fundação Lemann, lançou o curso “Trabalho colaborativo”, uma formação gratuita e a distância (EAD), disponível na  plataforma de formação do IRM. A formação possui oito horas de duração e está dividida em cinco módulos, com videoaulas, exercícios e textos que propõem uma reflexão ativa sobre a importância do trabalho colaborativo para a construção de uma educação inclusiva na prática.  Os cursistas são convidados a conhecer e reconhecer como construir ações conjuntas entre os professores da sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a gestão escolar, os estudantes, suas famílias e outros atores da comunidade escolar. 

Alavancas para a educação inclusiva de qualidade: em 2022, o IRM lançou o edital para o projeto Alavancas para a educação inclusiva de qualidade. Os municípios selecionados para participar do programa, com abrangência nacional e duração de três anos, foram: Maués (AM) e Óbidos (PA), da região Norte; Campo Formoso (BA), Irauçuba (CE) e Gado Bravo (PB), da região Nordeste; Lucas do Rio Verde (MT), da região Centro-Oeste; Cajati (SP) e Pato de Minas (MG), da região Sudeste; e Alvorada (RS) e Canguçu (RS), da região Sul. A iniciativa conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Movimento Bem Maior, e tem como público-alvo educadores, gestores escolares e técnicos das Secretarias Municipais de Educação. 

Advocacy

Recomendações de Políticas de Educação Inclusiva para Governos Estaduais e Federal: o material, desenvolvido pelo Instituto Rodrigo Mendes e Todos pela Educação, faz parte da iniciativa Educação Já e pretende colaborar com a agenda educacional sistêmica quanto ao fortalecimento e a avanços na garantia do direito à educação de qualidade para todos. 

Plano País para a infância e a adolescência: o IRM colaborou com o desenvolvimento do Plano País para a infância e a adolescência, uma iniciativa da Agenda 227, rede da qual o Instituto faz parte. O documento busca contribuir com os governos estaduais e Federal, para que as crianças e adolescentes sejam prioridade absoluta nas próximas gestões e tenham seus direitos garantidos. As propostas de políticas públicas elaboradas pelo IRM almejam assegurar a educação e a inclusão de pessoas com deficiência.  

Plano Inclusão 2022: como integrante da Rede Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Rede-In), o IRM participou da elaboração do Plano Inclusão 2022. O documento, disponível em duas versões: “Plano Inclusão 2022 – Sumário Executivo” e “Plano Inclusão 2022 – Completo”, apresenta propostas para vida independente, inclusão na comunidade e participação política das pessoas com deficiência, a serem incorporadas pelos planos de governo nas próximas gestões. 

International Community on Inclusive Education (Rede Internacional pela Educação Inclusiva, na tradução para o português): uma iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, em conjunto com o Zero Project, a rede conta com especialistas de diversos países que lutam por inclusão. Seu objetivo inicial é nortear como o uso das tecnologias digitais pode contribuir para o acesso à educação.  

Institucional

Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, Abuso, Exploração Sexual e Discriminação (PSEA): lançada pelo Instituto Rodrigo Mendes com o objetivo de criar e manter um ambiente seguro e respeitoso para todas as pessoas que se relacionam com o IRM, sejam colaboradores, voluntários, beneficiários, parceiros e prestadores de serviços externos, bem como o público indireto. Segundo a PSEA, atos de assédio, abuso, exploração sexual e discriminação não são tolerados em hipótese alguma. 

Foto de seis crianças sorridentes, uma ao lado da outra. Do lado esquerdo, uma menina negra ao lado de uma menina branca com síndrome de down. No centro, um menino branco apoia seu braço esquerdo sobre os ombros de um menino pardo. Do lado direito, menina e menino pardos estão olhando para frente. Todos carregam mochila escolar. Fim da descrição.
Crédito da foto: kali9 

Reconhecimentos

O IRM também recebeu reconhecimentos importantes por sua atuação. Dois deles merecem especial destaque. O Instituto Rodrigo Mendes foi premiado como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2022 pelo Prêmio Melhores ONGs, organizado pelo Instituto O Mundo que Queremos, Instituto Doar e Ambev VOA. Foram avaliados critérios como: boas práticas em governança, transparência, comunicação e financeiro.     

Além disso, o Portal DIVERSA recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. A honraria objetiva reconhecer iniciativas de inclusão e diversidade no terceiro setor, órgãos públicos e entidades privadas. 

Vale mencionar ainda que, ao longo de 2022, a equipe do IRM continuou sendo convidada para participar de eventos, palestras, formações e outras iniciativas relacionadas à educação e inclusão de pessoas com deficiência. 

Parcerias

Além das organizações mencionadas para a realização dos projetos citados, o IRM conta com parceiros institucionais que apoiam as diversas iniciativas voltadas à educação inclusiva. São eles: Abadhs, AT&T, Cisco, Fundação Lemann, Fundação Grupo Volkswagen, Itaú Social, LATAM e Instituto Mattos Filho.   

Para saber mais sobre essas e outras atividades realizadas pelo IRM, acesse a aba notícias no site do Instituto Rodrigo Mendes


Relembre as ações do IRM 

Confira as ações do Instituto Rodrigo Mendes em 2020