Notícias

Retrospectiva: os destaques do IRM em 2024

Compartilhe nas redes sociais:

Em 2024, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) completou 30 anos e celebrou lançando uma nova frente de atuação voltada a famílias de crianças com deficiência. Além disso, deu continuidade a projetos que promovem a inclusão em todo o país.   

Ao longo de três décadas de atuação para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a uma educação de qualidade em escolas inclusivas, o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) realizou a formação de mais de 113 mil educadores de todos os estados brasileiros e impactou cerca de 2,1 milhões de estudantes. Por meio de parcerias com instituições comprometidas com a promoção da inclusão e diversidade, o Instituto organiza os seus projetos a partir de uma arquitetura de programas baseada em três pilares: Produção de conhecimento, Formação e Advocacy. 

A seguir, confira as principais iniciativas lideradas pelo IRM em 2024 em cada uma de suas áreas de atuação.  

Institucional 

Guia sobre inclusão escolar: para celebrar os 30 anos de atuação na promoção de uma sociedade mais inclusiva, o IRM publicou o “Guia sobre inclusão escolar: Orientações para famílias de crianças e adolescentes com deficiência”, com informações sobre como garantir que todos tenham oportunidade de estudar, se desenvolver, explorar o seu potencial e conquistar autonomia. Esse projeto foi correalizado com a Globo e o Instituto Unibanco e teve o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, do Instituto Alana, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Todos pela Educação.   

Campanha com Globo: em outubro, a Globo veiculou em todos os seus canais uma campanha de conscientização sobre os direitos conquistados por pessoas com deficiência no Brasil. A peça é protagonizada pela atriz e apresentadora Benedita Casé e pelo cineasta e apresentador Pedro Henrique França e convida o expectador a acessar o portal DIVERSA para ter acesso a informações sobre educação inclusiva.   

Coleção Tilibra: Parceiros de longa data, o IRM e a Tilibra lançam, anualmente, a coleção de cadernos IRM&Tilibra. Em 2024, as ilustrações foram criadas pela designer Beatrice Basaglia, que elaborou quatro opções de capas inspiradas na geometria para remeter a conceitos como alegria, comunidade e respeito. 

30 anos Declaração de Salamanca: seminário realizado pelo Instituto Alana em cooperação com UNESCO no Brasil, IRM, Globo e MEC reuniu especialistas, educadores e ativistas para trocas e aprendizados sobre educação inclusiva. 

Produção de conhecimento 

Esse pilar realiza pesquisas e estudos, sistematiza boas práticas e dissemina conhecimento sobre educação inclusiva. 

Portal DIVERSA: plataforma digital que tem como objetivo construir e compartilhar conhecimento sobre boas práticas de educação inclusiva. No período de janeiro a dezembro, foram publicados 82 conteúdos inéditos: reportagens que abordaram temas importantes como o funcionamento e os desafios do atendimento educacional especializado (AEE), a diferença entre plano do AEE e plano de ensino individualizado (PEI), capacitismo e desenho universal para a aprendizagem (DUA), entre outros; relatos de mães contando quais estratégias utilizam para garantir a educação dos filhos com deficiência em escolas comuns; artigos de especialistas em educação inclusiva e textos com exemplos de práticas e projetos inclusivos realizados em diferentes escolas. Em comparação a 2023, a audiência da plataforma cresceu, alcançando mais de 1 milhão de usuários e 1,93 milhão de visualizações, representando um aumento no período de 6,7% e de 7,4%, respectivamente.

Painel de Indicadores da Educação Especial: a página foi atualizada com os dados mais recentes do Censo Escolar 2023, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As novas informações revelam avanços significativos na inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial em classes comuns ao longo dos últimos 15 anos e, ao mesmo tempo, destacam desafios persistentes. 

Formação 

A equipe é responsável por desenvolver ações voltadas à formação de profissionais da educação para que implementem práticas inclusivas e sejam agentes de transformação. 

Alavancas para a educação inclusiva de qualidade: no segundo ano do projeto, o IRM promoveu a formação de 160 técnicos de secretarias e de outros órgãos municipais entre os meses de março e outubro. Os cursistas interagiram com especialistas em gestão, inclusão e educação e elaboraram uma política pública de Educação Especial inclusiva para implementar em seus territórios. O projeto “Alavancas” está presente em dez municípios das cinco macrorregiões do Brasil. São eles: Maués (AM), Óbidos (PA), Campo Formoso (BA), Gado Bravo (PB), Irauçuba (CE), Lucas do Rio Verde (MT), Cajati (SP), Patos de Minas (MG), Alvorada (RS) e Canguçu (RS). A iniciativa tem o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Movimento Bem Maior, do Instituto Ambikira e do Instituto Machado Meyer

Alavancas | Série de vídeos inclusivos: entre os meses de outubro e novembro, o portal DIVERSA publicou uma série com cinco conteúdos especiais, em vídeo e texto, que retratam projetos inclusivos em escolas públicas nas cinco macrorregiões do Brasil elaborados a partir da formação “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. 

Parceria com o Instituto Chamex: em 2024, o IRM e o Instituto Chamex realizaram o projeto “Conhecimento sem Barreiras: Educação Inclusiva”, que ofereceu uma formação digital mediada para 800 cursistas entre professores e gestores escolares de 11 municípios brasileiros.

Plataforma de formação: Ao longo de 2024, professores, gestores, outros profissionais da educação e interessados em geral puderam aprender mais por meio do acesso a dois cursos online e gratuitos: “Planejamento pedagógico na perspectiva inclusiva” e “Portas abertas para a inclusão, educação física inclusiva”.  

Advocacy 

Área do IRM que lidera ações de incidência em políticas públicas, articula e participa de redes relacionadas à educação inclusiva e influencia organizações dos diversos setores para que incorporem princípios de diversidade e inclusão. 

Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva: o IRM foi uma das instituições que coordenou o replanejamento da Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva. Atualmente, lidera a secretaria executiva e compõe o comitê gestor em conjunto com Instituto Alana, Instituto Jô Clemente (IJC), Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD), Instituto Vidas Negras com Deficiência Importam (VNDI) e Mais Diferenças. 

Agenda 227: o IRM faz parte do grupo de coordenação e articulação da Agenda 227 – Prioridade Absoluta para Crianças e Adolescentes e apoiou a disseminação do documento “Prioridade Absoluta nas Eleições 2024 — Diretrizes para uma Gestão Municipal Comprometida com a Infância e a Adolescência”. O material reúne orientações para que candidatos às eleições municipais priorizem em seus planos de governo a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Constituição Federal. 

Diretrizes da Educação Infantil: o Instituto participou ativamente das discussões para atualização dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Esse esforço, em conjunto com diversas instituições e representantes da sociedade civil, resultou na homologação do Parecer CNE/CEB nº 2/2024, que estabelece as “Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade da Educação Infantil”, feita pelo Ministério da Educação (MEC), em outubro. Tais parâmetros definem os padrões de qualidade para que todas as crianças tenham acesso a um ambiente educativo seguro, acolhedor e que respeite suas diversidades. 

Diretrizes Educação Integral Antirracista: a Cidade Escola Aprendiz, em parceria com a Ação Educativa e a Roda Educativa, com apoio da Porticus, convidou o IRM para participar junto com outras organizações de oficinas para a elaboração de diretrizes e orientações para implementação de políticas educacionais voltadas ao Ensino Fundamental, a partir das concepções de Educação Integral e de Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER). O resultado é a publicação “Diretrizes de Educação Integral Antirracista para o Ensino Fundamental: uma contribuição da sociedade civil”.