Evento reuniu autoridades e especialistas para discutir a eficácia de modelos educacionais inclusivos para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), promoveu, entre os dias 10 e 12 de setembro de 2024, o “Seminário Internacional: Autismo e Educação Inclusiva”, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O evento reuniu autoridades, especialistas, pesquisadores e representantes de movimentos sociais de diversos países com o objetivo de discutir e compartilhar estudos que evidenciam a as conquistas e os desafios educacionais para estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O Instituto Rodrigo Mendes marcou presença no evento, representado por seu superintendente, Rodrigo Hübner Mendes, e pela especialista de Advocacy Karolyne Ferreira.
Durante a abertura do evento, o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini, destacou a importância do investimento em inclusão, enfatizando que a educação inclusiva não deve ser vista como um custo, mas como um investimento fundamental para o futuro do país. “A inclusão é o maior investimento que a gente faz na educação brasileira. Passamos a nossa história toda, em especial o século 20, sem pensar em inclusão. E isso foi uma escolha da sociedade brasileira que nós teremos que pagar. É uma dívida histórica que devemos assumir”, afirmou Barchini.
O seminário contou com a participação de especialistas internacionais e nacionais, como o professor Lawrence Fung, da Universidade de Stanford, e o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva da Secadi, Alexandre Mapurunga, que ressaltaram a relevância de soluções inclusivas que garantam o direito de acesso, permanência e aprendizagem para todos os estudantes autistas nas escolas comuns.
Rodrigo participou do painel temático “Práticas educativas no contexto da educação inclusiva” durante o qual compartilhou a experiência do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade” como exemplo de promoção de práticas inclusivas em sala de aula.
O evento também destacou a necessidade de continuar ampliando e qualificando os investimentos em recursos e apoios pedagógicos, garantindo, assim, o pleno direito à educação inclusiva de qualidade para todos.
O seminário foi uma iniciativa do MEC, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a Associação Brasileira para Ação por Direitos das Pessoas Autistas (Abraça), a Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Autistas Brasil) e o movimento Vidas Negras com Deficiência Importam.
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