Notícias

Faça sua inscrição e participe do 7º Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI)

Compartilhe nas redes sociais:

Além dos debates sobre o direito à Educação em tempos de pandemia, nesta edição do SIEI haverá oficinas para aprofundar as discussões  

Nos dias 11, 20 e 25 de agosto ocorrerá a 7º do Seminário Internacional de Educação Integral (SIEI). O evento será realizado de forma online e terá como tema central “O direito à Educação em tempos de pandemia”. Os debates acontecerão sempre das 9h30 às 12h (Brasília) e têm como objetivo dialogar sobre a atuação intersetorial no enfrentamento dos impactos da pandemia nas comunidades escolares, sobre políticas públicas e a garantia da aprendizagem e sobre o clima escolar e a saúde emocional de profissionais, estudantes, famílias e comunidades em contexto de crise. 

O SIEI contará com recursos de acessibilidade, como Libras, audiodescrição e legendas em tempo real, e poderá ser acompanhado pelo Facebook e pelo Youtube da Fundação SM, organizadora do evento. 

Texto: “Vem aí!”, seguido de uma nuvem de palavras: educação Integral, currículo, gestão participativa, pandemia, saúde emocional, território, políticas públicas, direito à educação, gestor, diversidade, educador, soluções colaborativas, escola, cuidado, retomada. Logotipo do Seminário é composto por uma ilustração de uma árvore com troncos e galhos pretos, e folhas laranjas, azuis e rosas. Entre os galhos, há três carinhas sorridentes. Texto: “Reserve as datas: 11, 20 e 25 de agosto. #SIEI2021 #EducacaoIntegral. Facebook.com/fundacaosmbrasil e youtube.com/c/fundacaosmbrasil. Iniciativa: logotipo da Fundação SM e parcerias: logotipo Instituto Alana, Comunidade Educativa Cedac, Cenpec, Cieds, Centro de Referências em Educação Integral, Fundação Roberto Marinho, Canal Futura, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Tomie Ohtake, Sesc. Realização: Fundação SM e SM Educação. Fim da descrição.

No período da tarde, os parceiros do seminário organizaram oficinas, que servirão para aprofundar as discussões sobre os assuntos debatidos durante os três encontros. Elas ocorrerão entre 14h e 17h. As vagas são limitadas e requerem inscrição prévia. Confira a programação do evento e participe!   

O IRM preparou a oficina “A busca de soluções colaborativas frente aos desafios da pandemia”, cujo objetivo é propor um diálogo sobre a formação remota em tempos de pandemia, focando no trabalho colaborativo realizado na unidade escolar entre diferentes atores (professores de AEE, professores de sala comum, gestão, estudantes e famílias); no enfrentamento às desigualdades; e no combate às barreiras ao aprendizado de estudantes com e sem deficiência. 

A oficina será ministrada por Regina Mercurio, Cecília Barreto, Katia Cibas -Formadoras do IRM -; Maria Luiza Sobreira de Oliveira – Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação de Itapevi (SP) -; e Maria de Lourdes Gomes Marinheiro Barros – Gerente do Núcleo de Educação Inclusiva na Secretaria de Educação de Cabrobó (PE) -.  

O 7º SIEI é uma iniciativa da Fundação SM e conta com o apoio para realização da SM Educação e com a parceria de Comunidade Educativa CEDACCENPECCIEDSCentro de Referências em Educação IntegralFundação Roberto MarinhoCanal FuturaInstituto AlanaInstituto Rodrigo MendesInstituto Tomie Ohtake e SESC


A 6ª edição do SIEI abordou os desafios da educação integral diante da covid-19