Notícias

Saiba como foi a videoconferência de lançamento da websérie “Educação inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar”

Compartilhe nas redes sociais:

Em lançamento da websérie, o IRM, junto de educadoras, comentou sobre os impactos causados pela pandemia na vida de crianças e jovens vulneráveis, e quais seriam as possíveis soluções para reverter esse cenário 

Em videoconferência, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou a websérie “Educação inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar”, que contou com a parceria do Instituto Rodrigo Mendes (IRM) e tem como objetivo proporcionar reflexões sobre aspectos do território, evasão escolar e a garantia da aprendizagem sob uma perspectiva inclusiva.  A websérie está disponível no canal do Youtube do UNICEF Brasil e seus três episódios contam com legendas em português, audiodescrição e a interpretação em Libras.  

O episódio “Comunidades escolares e territórios”, primeiro da websérie, reflete sobre a relevância de uma educação em consonância com a realidade na qual a escola está inserida, considerando as especificidades de cada estudante e do território. O segundo, “Enfrentamento da cultura do fracasso escolar”, traz dados sobre o perfil socioeconômico dos estudantes que são mais afetados pela “cultura do fracasso escolar”. No terceiro e último episódio, “Caminhos para a inclusão escolar”, são apresentadas algumas estratégias para a inclusão e para a promoção de trajetórias de sucesso escolar. 

Captura de tela da videoconferência durante sua transmissão, com três enquadramentos. Da esquerda para a direita e de cima para baixo estão: Vânia Santiago (intérprete de Libras); Júlia Ribeiro (UNICEF Brasil) e Luiz Conceição (IRM). Fim da descrição.

Videoconferência de lançamento 

Luiz Henrique Conceição, Coordenador da equipe de formação do Instituto Rodrigo Mendes, representou o IRM na videoconferência de inauguração da websérie e participou de um bate-papo sobre o tema com as outras convidadas. Ele comentou sobre inclusão e afirmou que cada criança possui sua singularidade: “essas crianças têm cor, gênero e corpos diferentes”, observou. 

Anna Helena Altenfelder, Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), também foi convidada para participar da videoconferência e acrescentou: “estamos lançando, nesse momento de retorno às aulas pós-pandemia, estratégias pedagógicas muito importantes por serem inclusivas e equitativas.” 

Ela lembrou ainda da pesquisa “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil“, estudo desenvolvido pelo UNICEF e pelo CENPEC. “Até novembro de 2020, foram mais de 5 milhões de jovens que perderam o contato com suas respectivas escolas. Em 2021, houve o retorno da atividade escolar presencial, porém o número de abandono escolar ainda é muito alto e significativo para ser ignorado, apontam dados do estudo”, ponderou Anna Helena. “Então esse vínculo, que já havia sido fragilizado há um ano, ficou ainda mais vulnerável e frágil”, completou. 

Também foi falado do papel de educadoras e educadores em relação ao acolhimento da escola para com a comunidade onde ela está inserida. “Precisamos extrapolar os muros das escolas”, refletiu Márcia Bernardes, Educadora e Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (UNDIME São Paulo). 

Outro tema tratado durante a videoconferência foi o lançamento das Experiências Didáticas, materiais que fazem parte do programa Trajetórias de Sucesso Escolar, desenvolvidos para propor ações pedagógicas que valorizem os diferentes pontos de vista e promovam práticas que considerem o desenvolvimento integral de cada um, servindo de inspiração aos professores no sentido de ressignificarem suas propostas pedagógicas.  

Diante desse desafio, Júlia Ribeiro, Chefe Interina de Educação do UNICEF Brasil, disse que é preciso desenvolver um trabalho colaborativo para a execução de novas estratégias pedagógicas, considerando o território e as especificidades locais: “existe uma estrutura, porém ela é aberta para que educadores e alunos, juntos, recriem e reelaborem essas propostas pedagógicas a partir de um determinado contexto específico em que essas escolas estão inseridas”, concluiu. 

Captura de tela da videoconferência durante sua transmissão, com cinco enquadramentos. Da esquerda para a direita e de cima para baixo, o primeiro deles é da mediadora da videoconferência, Beatriz; o segundo é de Vânia Santiago (intérprete de Libras da videoconferência); o terceiro é de Júlia Ribeiro (UNICEF Brasil); o quarto enquadramento é de Luiz Conceição (IRM); e o quinto é o da prévia da websérie, ”Educação inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar”, e mostra a apresentadora, Flávia Cintra, ao lado da Vânia Santiago (apresentadora-intérprete de Libras da websérie), juntas, em cena. Fim da descrição.

O Instituto Rodrigo Mendes e o UNICEF já trilharam um longo caminho de parcerias pela inclusão. E a websérie “Educação inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar” é mais um fruto dessa exitosa trajetória.


Videoconferência lança websérie: “Educação Inclusiva na promoção de Trajetórias de Sucesso Escolar”